Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing d ...
A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação. ...
Abstract
The research addresses the use of fanpages as a marketing tool in local public libraries in Rio Grande do Sul. Aims to examine the perceptions of librarians about the practice of digital marketing on social media. Identifies the marketing applications on fanpage and seeks to relate the typologies, functions and interactions of the posts promoted by the libraries. Explains the concepts of marketing, public libraries, information marketing, social media, relationship marketing and institutional m ...
The research addresses the use of fanpages as a marketing tool in local public libraries in Rio Grande do Sul. Aims to examine the perceptions of librarians about the practice of digital marketing on social media. Identifies the marketing applications on fanpage and seeks to relate the typologies, functions and interactions of the posts promoted by the libraries. Explains the concepts of marketing, public libraries, information marketing, social media, relationship marketing and institutional marketing. Approaches subjects from the perspective of social media used as a tool to promote local public libraries. Uses mixed research as a method: quantitative and qualitative. Adopts a questionnaire and documentary research with netnographic inspiration to understand how fanpages uses promotion and communication at the listed libraries. Concludes that libraries use social media fanpage as a marketing tool to maintain close and open contact with their users, promoting reading and events more diligently and, consequently, fulfilling the functions of public libraries that imply culture and recreation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (811)
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