Caracterização da clientela de um programa de orientação de práticas parentais de um serviço-escola brasileiro
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo caracterizar a clientela atendida por um programa de orientação de práticas parentais de um serviço-escola de Psicologia de Porto Alegre nos anos de 2017 a 2019. Foram investigadas as características sociodemográficas e familiares, a forma de encaminhamento ao serviço, a permanência na intervenção, as queixas apresentadas e as estratégias utilizadas pelos cuidadores. Foi realizada uma pesquisa documental na qual foram obtidos dados a respeito de 87 cuidadores pr ...
Essa pesquisa teve como objetivo caracterizar a clientela atendida por um programa de orientação de práticas parentais de um serviço-escola de Psicologia de Porto Alegre nos anos de 2017 a 2019. Foram investigadas as características sociodemográficas e familiares, a forma de encaminhamento ao serviço, a permanência na intervenção, as queixas apresentadas e as estratégias utilizadas pelos cuidadores. Foi realizada uma pesquisa documental na qual foram obtidos dados a respeito de 87 cuidadores primários e 73 crianças e adolescentes. Quanto aos principais resultados, a maior parte dos cuidadores primários eram pais biológicos, casados, de raça branca, de sexo feminino, com ensino médio completo, que estavam trabalhando e de nível socioeconômico classificado como classe C2. Os encaminhamentos foram majoritariamente realizados pela área da Saúde, e a taxa de abandono da intervenção foi considerada baixa. As principais queixas foram de problemas de comportamento das crianças e adolescentes, e os cuidadores relataram o uso de práticas coercitivas como estratégia mais frequente. A partir dos dados obtidos, são sugeridas modificações a serem implementadas pelo serviço. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (430)
Este item está licenciado na Creative Commons License