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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorFurlan, Luiz Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2010-05-22T04:17:19Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22745pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou compreender o canal de marketing usado para distribuição de servidores de microinformática do tipo x86 que, segundo institutos de pesquisas como o IDC (2009), responderão pela maioria absoluta de todos os servidores vendidos no país. Dentro da categoria de servidores x86, foram explorados os que estão em fases de crescimento e maturidade no ciclo de vida, devido aos potenciais de venda e de agregação de serviços ao cliente final. Para tanto, foram entrevistados doze membros deste canal, incluindo o fabricante dos produtos, três atacadistas, quatro varejistas e quatro clientes finais. Estes foram questionados sobre suas funções no canal de marketing analisado, avaliação de capacitação técnica para venda e prestação de serviços ao cliente, além dos papéis dos clientes e suas expectativas quando ao serviço ao cliente prestado. Percebeu-se que deficiência na capacitação e falta de estruturação nos varejistas pode ser um fator crítico para o canal de marketing, podendo comprometer a imagem dos produtos vendidos, o entendimento das necessidades e a prestação de serviços ao cliente e, de certa forma, o resultado de todos os outros membros do canal.pt_BR
dc.description.abstractThe intent of this study was to understand the marketing channel used to distribute x86 servers which, according to research institutes such as IDC (2009), will account for the majority of the servers sold in Brazil. Within the x86 category only products in growth or maturing lifecycle were considered in the investigation. These were selected due to potential of sales and customer services aggregation to the final purchasing customers. To accomplish that, twelve members of this channel were interviewed, including the product manufacturer, three wholesalers, four retailers and four final customers. They were asked about their function in the studied marketing channel, about their technical capability to sell and to serve customers, in addition to understanding the customer roles and their expectations on the performed service. The results found that reseller deficiency in technical skills and poor structure definition may be a critical factor for the marketing channel. This possibly compromises the image of sold products, the understanding of customer needs, customer services delivered and, in a certain way, the results for the other channel members.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing channelen
dc.subjectCanais de marketingpt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectx86 serversen
dc.subjectCustomer servicesen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.titleServidores de microinformática : um estudo da distribuição e dos serviços ao cliente no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000739896pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010.pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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