A ação cultural como estratégia de ampliação e fidelização dos usuários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, RS
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Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Analisa o uso do marketing de relacionamento através das ações culturais promovidas pela Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) e Biblioteca Lucília Minssen (BLM), na visão dos Diretores destas bibliotecas. Ao mesmo tempo, procura ressaltar a importância do marketing, que como integrante do processo gerencial, atua de forma elementar no alcance dos objetivos da unidade de informação e na busca pela satisfação do público que ...
Analisa o uso do marketing de relacionamento através das ações culturais promovidas pela Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) e Biblioteca Lucília Minssen (BLM), na visão dos Diretores destas bibliotecas. Ao mesmo tempo, procura ressaltar a importância do marketing, que como integrante do processo gerencial, atua de forma elementar no alcance dos objetivos da unidade de informação e na busca pela satisfação do público que disponibiliza os serviços ofertados pela unidade. Ressalta ainda a importância das ações culturais promovidas por bibliotecas públicas como fatores de integração e democratização da vida cultural que as mesmas oferecem. Abordou em sua revisão de literatura conceitos relativos ao marketing através do marketing de relacionamento, marketing de serviços, bem como esclarecimentos a respeito de biblioteca pública e ação cultural. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada sob a forma de estudo exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. Após analisados os dados, concluiu-se que as três bibliotecas entendem que o marketing de relacionamento possibilita a fidelização e ampliação do público participante das atividades culturais, mas apenas duas delas utilizam-se de alguma estratégia que atinja este público. Por fim, são apresentadas sugestões que possam ir ao encontro com a finalidade do marketing de relacionamento e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos destas bibliotecas. ...
Abstract
It analyzes the use of the marketing of relationship through the cultural actions promoted by Public Library of the State of the Rio Grande do Sul (BPE), Public Library Municipal Josué Guimarães (BPMJG) and Library Lucília Minssen (BLM), in the vision of the Directors of these libraries.At the same time, it looks for to stand out the importance of the marketing, that I eat integrant of the managemental process, acts of elementary form in the reach of the objectives of the unit of information an ...
It analyzes the use of the marketing of relationship through the cultural actions promoted by Public Library of the State of the Rio Grande do Sul (BPE), Public Library Municipal Josué Guimarães (BPMJG) and Library Lucília Minssen (BLM), in the vision of the Directors of these libraries.At the same time, it looks for to stand out the importance of the marketing, that I eat integrant of the managemental process, acts of elementary form in the reach of the objectives of the unit of information and in the search for the satisfaction of the public who disponibiliza the services offered for the unit. The importance of the cultural actions promoted by public libraries still standes out as factors of integration and democratization of the cultural life that the same ones offer. It approached in its revision of literature relative concepts to the marketing through the relationship marketing, marketing of services, as well as clarifications regarding public library and cultural action. How much to the metodológicos procedures, one was about a qualitative research, carried through under the form of exploratório study. It was used as instrument of collection of data, the questionnaire. After analyzed the data, one concluded that the three libraries understand that the relationship marketing makes possible the fidelização and magnifying of the participant public of the cultural activities, but only two of them are used of some strategy that reaches this public. Finally, suggestions that can go to the meeting with the purpose of the relationship marketing and, with this are presented, to contribute for the development of relationships of these libraries. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (816)
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