Aventuras imaginárias : construindo pontes para o teatro através do fantástico
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O fantástico é tema constante na literatura (TODOROV, 1992), nas histórias contadas para as crianças e, também, nos jogos de faz de conta. Os jogos de RPG, cosplay, games e eventos temáticos popularizados entre crianças e jovens na atualidade, nos quais os participantes criam personagens através da caracterização e da corporeidade, possuem uma forte relação com o teatro, por conta do seu caráter representativo e narrativo, e pelo fato de que todos jogam dentro de uma mesma lógica. O trabalho te ...
O fantástico é tema constante na literatura (TODOROV, 1992), nas histórias contadas para as crianças e, também, nos jogos de faz de conta. Os jogos de RPG, cosplay, games e eventos temáticos popularizados entre crianças e jovens na atualidade, nos quais os participantes criam personagens através da caracterização e da corporeidade, possuem uma forte relação com o teatro, por conta do seu caráter representativo e narrativo, e pelo fato de que todos jogam dentro de uma mesma lógica. O trabalho tem por objetivo investigar possibilidades de abordagem de elementos constitutivos do teatro no exercício das atividades relacionadas ao fantástico, na perspectiva de evidenciar a importância deste tema no ensino de teatro e na formação de espectadores. Para tanto, as características do gênero fantástico são especificadas e, a partir delas, algumas atividades conceituadas como Práticas Fantásticas são apresentadas para demonstrar conexões entre o teatro e a educação, visando evidenciar seu caráter teatral e pedagógico. ...
Abstract
The fantastic is a constant theme in literature (TODOROV, 1992), in stories told to children, and also in the Pretend Play. Role Playing Games, cosplay, video games and thematic events popularized between children and teenagers today, which in the participants create characters using characterization and corporeality, have a strong relationship with the theater, due to their representative and narrative qualities, also by the fact that they all play using the same logic. The objective of this w ...
The fantastic is a constant theme in literature (TODOROV, 1992), in stories told to children, and also in the Pretend Play. Role Playing Games, cosplay, video games and thematic events popularized between children and teenagers today, which in the participants create characters using characterization and corporeality, have a strong relationship with the theater, due to their representative and narrative qualities, also by the fact that they all play using the same logic. The objective of this work is to investigate possibilities of approaching the constituting elements of theater on the exercise of activities related to the fantastic, aiming highlight the importance of this theme to the theater teaching and in the training of spectators. To do this, the Fantastic genre’s characteristics are specified and, about them, some activities conceptualized as Fantastic Practices are presented to demonstrate the connections between theater and education, aiming to highlight its theatrical and pedagogical feature. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License