Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Erissandrapt_BR
dc.contributor.authorSousa, Ana Francisca Constantino Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T04:26:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222717pt_BR
dc.description.abstractO Aleitamento Materno (AM) faz parte de um processo biopsicossocial amplo e fornece inúmeros benefícios para a saúde da criança e da mulher, com impactos econômicos, políticos, científicos e culturais na sociedade. A revisão de literatura realizada destacou que a capacitação dos profissionais da saúde em AM é essencial para o sucesso desse processo. O Fonoaudiólogo faz parte da equipe multiprofissional de apoio à amamentação e é considerado apto a atuar no manejo e na atenção à dupla mãe-bebê em diferentes momentos. A partir da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Fonoaudiologia, os currículos sofreram modificações e passaram de um modelo biomédico para ênfase em integralidade de assistência à promoção do desenvolvimento de teoria e prática em todos os campos de atuação, com o perfil generalista e interdisciplinar. Este trabalho se propôs a analisar o ensino do AM nos cursos de graduação em Fonoaudiologia das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. Foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, de tipo documental a qual analisou o projeto pedagógico de curso, ementário e/ou matriz curricular de 24 cursos de Fonoaudiologia vinculados a 21 IES públicas. O levantamento de dados ocorreu no portal e-MEC do Ministério da Educação, nos sites dos cursos e pelo serviço de informação ao cidadão federal e estadual. Foi construído um banco de dados no software SPSS para análise quantitativa. Essa investigação possibilitou verificar que o ensino do AM parece estar distribuído ao longo do currículo dos cursos de Fonoaudiologia das IES públicas brasileiras mesmo não havendo disciplina específica sobre a temática em nenhum dos cursos analisados. As expressões específicas aparecem em um terço dos ementários, principalmente nos cursos mais atuais, o que pode estar relacionado à evolução do AM nos últimos anos no que se refere às pesquisas e políticas públicas. Também, foi possível verificar que os cursos abordam bibliografias do tema, mesmo nas disciplinas sem menção ao AM na ementa. Não foi possível concluir sobre a abordagem do AM nas práticas e/ou estágios dos cursos a partir da análise realizada, porém considera-se importante essa abordagem para que os estudantes, ainda na graduação, tenham oportunidade de vivenciar na prática a inserção do tema, principalmente no serviço público e com ações interdisciplinares.Ressalta-se, por fim, a necessidade de novos estudos que busquem avaliar a existência e abrangência de atividades práticas voltadas ao AM nos cursos de Fonoaudiologia. Logo, faz-se importante acompanhar o desempenho dos estudantes e fonoaudiólogos quanto aos conhecimentos teóricos específicos do processo de AM e o manejo clínico, assim como a atuação profissional nas redes de atenção à saúde tendo em vista os avanços na temática.pt_BR
dc.description.abstractBreastfeeding (BF) is part of a broad biopsychosocial process and provides numerous benefits for the health of children and women, with economic, political, scientific and cultural impacts on society. The literature review carried out highlighted that the training of health professionals in BF is essential for the success of this process. The speech therapist is part of the multidisciplinary breastfeeding support team and is considered able to act in the management and care of the mother-baby pair at different times. Since the implementation of the Unified Health System (SUS) and the National Curricular Guidelines (DCN) of Speech Therapy courses, the academic curriculum has undergone changes from a biomedical model to an emphasis on comprehensive care, from now on speech therapy courses should promote the development of theory and practice in all areas, fields of activity, with a generalist and interdisciplinary profile. This work aimed to analyze the teaching of BF in undergraduate Speech Therapy courses at public higher education institutions (HEIs) in Brazil. A descriptive, exploratory, documentary type research was carried out which analyzed the pedagogical project of the course, curriculum and / or curricular matrix of 24 Speech Therapy courses linked to 21 public HEIs. The data collection took place on the Ministry of Education's e-MEC portal, on the websites of the courses and through the information service for federal and state citizens. A database was built using SPSS software for quantitative analysis. This investigation made it possible to verify that the teaching of BF seems to be distributed throughout the curriculum of Speech Therapy courses in Brazilian public HEIs even though there is no specific discipline on the BF theme in any of the analyzed courses. Specific expressions to this theme appear in one third of the academic curriculum, mainly in the most current courses, which may be related to the evolution of BF in recent years, regarding research and public policies. It was also possible to verify that the courses address bibliographies of the theme, even in the disciplines without mention of BF in the subject. It was not possible to conclude about the BF approach in the practices and / or courses internship from the analysis made, even so this approach is considered important, so that students, even in graduation, could have the experience the insertion of the theme in practice, mainly in the public service and with interdisciplinary actions. Finally, it is emphasized the need for new studies that aim to assess the existence and scope of practical activities aimed at BF in Speech Therapy courses. Therefore, it is important to monitor the performance of students and speech therapists regarding the specific theoretical knowledge of the BF process and clinical management, as well as the professional performance in health care networks in view of advances in the theme.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBreastfeedingen
dc.subjectFonoaudiologia : Educaçãopt_BR
dc.subjectSpeech therapyen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectHigher education institutionsen
dc.titleO ensino do aleitamento materno nos currículos dos cursos de fonoaudiologia das universidades públicas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples