Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Rosa Maria Martins dept_BR
dc.contributor.authorFortes, Paula Madeirapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T04:26:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221678pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objetivo a construção de um programa baseado em aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças, denominado: “Caminhar Atento”, e a avaliação de seus efeitos através de um estudo piloto e de um ensaio clínico randomizado. Além da tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure para o português brasileiro. O primeiro estudo apresentou uma revisão sistemática sobre intervenções baseadas em mindfulness para crianças com ansiedade e depressão que demonstrou uma escassez de estudos embora já apresentando evidencias na diminuição de ansiedade. O segundo estudo demonstrou a construção do programa e envolveu um levantamento acerca dos principais programas dentro desta temática e avaliação através sua aplicação com um grupo piloto. Os resultados apontaram boa aceitação e viabilidade, além de um aumento nos níveis de mindfulness e uma diminuição nos sintomas de ansiedade. O terceiro estudo avaliou os efeitos do programa através de um ensaio clínico randomizado com controle ativo. Embora ambos os grupos apresentaram mudanças, o grupo do programa demonstrou melhora na memória de trabalho, autocontrole e diminuição nos sintomas depressivos. E por fim, o estudo quatro apresentou a tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure, obtendo boa adequação da escala para o português brasileiro. Desta forma, este estudo trouxe resultados promissores de que um programa baseado em aprendizado socioemocional e práticas meditativas em escolas pode oferecer ferramentas para melhorar o funcionamento psicológico e reduzir os sintomas de ansiedade em crianças, além de apresentar uma escala para medir as habilidades de mindfulness em crianças e adolescentes do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study was to build a program based on socioemotional learning and meditative practices for children, called “Careful Walking”, and to evaluate its effects through a pilot study and a randomized clinical trial. In addition to the translation and adaptation of the Child and Adolescent Mindfulness Measure scale into Brazilian Portuguese. The first study presented a systematic review of mindfulness-based interventions for children with anxiety and depression that demonstrated a scarcity of studies while already showing evidence of decreased anxiety. The second study demonstrated the construction of the program and involved a survey of the main programs within this theme and evaluation through their application with a pilot group. The results showed good acceptance and viability, as well as an increase in mindfulness levels and a decrease in anxiety symptoms. The third study evaluated the program's effects through an active randomized controlled trial. Although both groups showed changes, the program group showed improvement in working memory, self-control and a decrease in depressive symptoms. Finally, study four presented the translation and adaptation of the Child and Adolescent Mindfulness Measure scale, obtaining a good adequacy of the scale for Brazilian Portuguese.Thus, this study has brought promising results that a program based on socio-emotional learning and meditative practices in schools can offer tools to improve psychological functioning and reduce anxiety symptoms in children, and provide a scale for measuring mindfulness skills in children and adolescents from Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial-emotional learningen
dc.subjectAtenção plenapt_BR
dc.subjectMindfulnesen
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMeditationen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectCAMen
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de programaspt_BR
dc.subjectAprendizagem socialpt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectTraduçõespt_BR
dc.subjectReprodutibilidade dos testespt_BR
dc.titleConstrução e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para criançaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPetersen, Circe Maria Salcidespt_BR
dc.identifier.nrb001126201pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples