A importância da abordagem teórica de agroecossistemas para formação de professores na área de ciências da Natureza
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade apresentar os resultados obtidos através da pesquisa, realizada com professores formados em licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e professores formados em licenciatura em Biologia. O principal objetivo do trabalho é investigar como estes professores, que trabalham em escolas do meio rural e que são formados em Educação do Campo e formados em Biologia, entendem e percebem as questões teóricas e práticas dos conceit ...
O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade apresentar os resultados obtidos através da pesquisa, realizada com professores formados em licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e professores formados em licenciatura em Biologia. O principal objetivo do trabalho é investigar como estes professores, que trabalham em escolas do meio rural e que são formados em Educação do Campo e formados em Biologia, entendem e percebem as questões teóricas e práticas dos conceitos de agroecossistemas. Esse trabalho aborda o conceito de agroecossistemas, sendo eles conhecidos por serem ecossistemas sustentáveis ou não-sustentáveis, transformados pela ação humana em sistemas agrícolas. Esta temática é presente no projeto político pedagógico do curso. Dentro do curso de Educação do Campo é proporcionado um método de se fazer a formação diferenciada e de maneira interdisciplinar. Por essa razão, que o curso promove desenvolvimento crítico do educador, pois procura sempre contextualizar com o mundo e a vida rural e também o curso sempre busca valorizar os saberes dos povos do campo. . A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi um questionário online, com perguntas fechadas, evidenciando os tópicos relacionados sobre os conceitos de agroecossistemas e se cada professor (a) sabe o que são os conceitos, como que foi abordado na formação de cada um deles (as), e qual importância que cada professor (a) observa que tem este conceito para a formação dos alunos do campo. O trabalho está dividido entre a descrição do tema a Educação do Campo, os conceitos de agroecossistemas segundo os autores que embasam o trabalho, e a análise dos resultados obtidos com a aplicação do questionário. As repercussões do questionário e as reflexões construídas a partir das análises, nos permitiram apresentar os dados de que os professores formados em Educação do Campo - Ciências da Natureza têm um vínculo mais próximo aos conceitos de agroecossistemas, pois, segundo eles(as), foram conceitos abordados durante as suas formações no ensino superior. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
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