Percorrer o espaço : a dimensão narrativa da expografia a partir de um estudo sobre a exposição "Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio"
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A expografia se apresenta como um campo de possibilidades de pesquisa sobre a arte e as exposições. Este estudo pretende analisar o papel das práticas curatoriais diante de atravessamentos de linguagens híbridas que possibilitam ampliar a percepção sobre uma exposição: a expografia como narradora textual e espacial de experiências estéticas. Considera a expografia como uma articuladora da totalidade que se apresenta numa exposição, ampliando o âmbito vivencial do visitante. Para discutir essa p ...
A expografia se apresenta como um campo de possibilidades de pesquisa sobre a arte e as exposições. Este estudo pretende analisar o papel das práticas curatoriais diante de atravessamentos de linguagens híbridas que possibilitam ampliar a percepção sobre uma exposição: a expografia como narradora textual e espacial de experiências estéticas. Considera a expografia como uma articuladora da totalidade que se apresenta numa exposição, ampliando o âmbito vivencial do visitante. Para discutir essa prática, relata-se o percurso realizado pela pesquisadora na visita à exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio”, ocorrida no MIS Experience, em São Paulo, entre novembro de 2019 e março de 2020, sendo o Estudo de Caso analisado segundo um método cartográfico e com fundamentação teórica no âmbito dos estudos expositivos. Esta mostra é mais um dentre tantos marcos comemorativos realizados pelo mundo, celebrando os 500 anos da partida deste que é considerado um gênio, um filósofo, um anatomista, um inventor, um artista. É uma exposição sobre a vida e obra de Leonardo, andando por onde ele viveu e apresentando suas contribuições que ainda hoje são relevantes para a sociedade. Um narrador com palavras e desenhos. Um experimentador que buscou entender a origem da vida e desenvolveu técnicas inovadoras para a pintura renascentista e a partir dela. Com uma abordagem multimídias, pode ser considerada uma mostra exemplar para o campo da expografia no Brasil, que se utilizou da tecnologia SENSORY4™, um sistema de projeções multicanais de alta definição, som surround, projetando imagens das pinturas e desenhos de Da Vinci numa galeria imersiva e explorando outros sentidos além da visão. Com recursos de textos, objetos e imagens, a expografia nas demais salas expositivas esteve organizada na forma de apresentar um caminho em que o visitante encontrasse esboços dos estudos de desenhos e réplicas de seus inventos em grandes dimensões, reprodução de suas pinturas e desenhos anatômicos, além de um estudo científico sobre a pintura do quadro “Mona Lisa”. A investigação aponta para uma perspectiva contemporânea da expografia que se propõe a oferecer ao público, além do conhecimento sobre a História da Arte, percepções, vivências e experiência na visita a exposições, construindo uma narrativa textual e espacial que desperte outros sentidos e gere outras conexões além da visualidade. ...
Abstract
Expography presents itself as a field of possibilities for research on art and exhibitions. This study aimed to analyze the role of curatorial practices in the face of crossings of hybrid languages that make it possible to broaden the perception of an exhibition: expography as a textual and spatial narrator of aesthetic experiences. It considers expography as an articulator of the totality presented in an exhibition, expanding the visitor's experience. To discuss this practice, we report the pa ...
Expography presents itself as a field of possibilities for research on art and exhibitions. This study aimed to analyze the role of curatorial practices in the face of crossings of hybrid languages that make it possible to broaden the perception of an exhibition: expography as a textual and spatial narrator of aesthetic experiences. It considers expography as an articulator of the totality presented in an exhibition, expanding the visitor's experience. To discuss this practice, we report the path taken by the researcher in the visit to the exhibition “Leonardo da Vinci: 500 years of a genius”, which took place at the MIS Experience, in São Paulo, between November 2019 and March 2020, being the Study de Case analyzed according to a cartographic method and with theoretical basis in the scope of expository studies. This exhibition is another one among many commemorative milestones held around the world, celebrating the 500th anniversary of the departure of what is considered a genius, a philosopher, an anatomist, an inventor, an artist. It is an exhibition about Leonardo's life and work walking where he lived and presenting his contributions that are still relevant to society today. A narrator with words and drawings. An experimenter who sought to understand the origin of life and developed innovative techniques for and from Renaissance painting. With a multimedia approach, it can be considered an exemplary exhibition for the field of expography in Brazil. Using SENSORY4 ™ technology, a high definition multichannel projection system, surround sound, projecting images of Da Vinci's paintings and drawings in an immersive gallery and exploring other senses beyond sight. With resources for texts, objects and images, expography in the other exhibition rooms was organized in order to present a path in which the visitor could find sketches of the studies of drawings and replicas of his inventions in large dimensions, reproduction of his paintings and anatomical drawings, besides a scientific study on the painting of the painting of Mona Lisa. The investigation points to a contemporary perspective of expography that proposes to offer the public beyond knowledge about art history, perceptions, experiences and experience in visiting exhibitions, building a textual and spatial narrative that awakens other senses and generates other connections beyond of visuality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Práticas Curatoriais.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License