Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de multiplicação de frações, tendo por objetivo investigar a questão "Como uma proposta de sequência de atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental que foca na compreensão do conceito de multiplicação de frações pode auxiliar para o aprendizado desta operação e na capacidade de aplicá-la?". Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa parte de três fontes: a) na proposta apresentada pelos documentos norteadores do cur ...
A presente pesquisa diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de multiplicação de frações, tendo por objetivo investigar a questão "Como uma proposta de sequência de atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental que foca na compreensão do conceito de multiplicação de frações pode auxiliar para o aprendizado desta operação e na capacidade de aplicá-la?". Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa parte de três fontes: a) na proposta apresentada pelos documentos norteadores do currículo da Educação Básica Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC; b) na abordagem apresentada por livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, incluindo o livro que é adotado em toda a rede municipal de ensino de Parobé/RS; c) na fundamentação teórica sobre o campo multiplicativo (Vergnaud) e sobre os registros de representação semiótica (Duval). A ponderação de todos estas fontes serviu como base para o planejamento, implementação e análise de uma sequência de atividades para o ensino de multiplicação de frações em uma turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Parobé/RS. Concluímos, a partir dos esquemas de pensamento identificados, que os alunos conseguiram atribuir sentido à multiplicação de frações: a partir do conhecimento que já possuíam dessa operação no universo dos números naturais, ampliaram este conceito ao universo das frações, apoiados em material concreto e em representações pictóricas, chegando à dedução de um algoritmo para esta operação. Como fruto desta pesquisa foi elaborado, a partir da sequência de atividades empregada na pesquisa, um produto didático, com intuito de oferecer a outros professores uma fonte para a sua reflexão sobre o ensino e aprendizagem da multiplicação de frações, incluindo objetivos e bilhetes ao professor. ...
Abstract
The present research concerns the teaching and learning process of multiplying fractions, aiming to investigate the question "How does a proposal for a sequence of activities for the 6th year of elementary school, focused on understanding the concept of multiplying fractions, help to learn this operation and the ability to apply it?" Based on a qualitative approach, the research comes from three sources: a) the proposal presented by the guiding documents of the Basic Education curriculum, Natio ...
The present research concerns the teaching and learning process of multiplying fractions, aiming to investigate the question "How does a proposal for a sequence of activities for the 6th year of elementary school, focused on understanding the concept of multiplying fractions, help to learn this operation and the ability to apply it?" Based on a qualitative approach, the research comes from three sources: a) the proposal presented by the guiding documents of the Basic Education curriculum, National Curriculum Parameters - PCN and Common Curricular National Base - BNCC; b) in the approach presented by books approved by the National Textbook Program - PNLD, including the book that is adopted throughout the municipal school system in Parobé / RS; c) in the theoretical foundation on the multiplicative field (Vergnaud) and on the semiotic representation recording (Duval). The weighting of all these sources served as a basis for planning, implementing and analyzing a sequence of activities for teaching multiplication of fractions in a 6th grade class at a school in the municipal network of Parobé / RS. We conclude, based on the thought schemes identified, that the students were able to give meaning to the multiplication of fractions: from the knowledge they already had of this operation in the universe of natural numbers, they extended this concept to the universe of fractions, supported on concrete material and in pictorial representations, arriving at the deduction of an algorithm for this operation. As a result of this research, a didactic product was elaborated, based on the sequence of activities employed in the research, in order to offer other teachers a source for their reflection on teaching and learning the multiplication of fractions, including objectives and notes to the teacher. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
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