Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorD'Agord, Marta Regina de Leaopt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Thales Melgarejo dept_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:25:19Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219399pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação origina-se da experiência clínica, e busca no campo da metapsicologia psicanalítica estabelecer o conceito de fantasme como uma construção gramatical a partir da leitura de História do olho (1928), de Georges Bataille. Através da construção de um ensaio metapsicológico o autor visa extrair as consequências clínicas de pensar o fantasme tal como formulado por Jacques Lacan durante a década de 1950. O fantasme, traduzido para a língua portuguesa como fantasma ou fantasia, é tratado no presente trabalho como um intraduzível, termo cunhado por Barbara Cassin. Reconhecendo as origens freudianas do conceito em “Batem numa criança”, o autor toma o ensaio freudiano como um ponto de partida e avança através da leitura crítica lacaniana do fantasme. Como consequências clínicas desse percurso extrai-se a noção de que o fantasme está diretamente articulado ao campo do desejo e da direção do tratamento. O fantasme, como uma construção gramatical feita em análise produz efeitos de relançamento do sujeito.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation originates from clinical experience and aims, inside the psychoanalytics metapsychology , to establish the concept of fantasme as a gramatical construction through the reading of Story of the eye (1928) by Georges Bataille. Trough the construction of a metapshycological essay the author aims to extract the clinical consequences of regarding the fantasme as formulated by Jacques Lacan during the 1950s. The fantasme, translated to Portuguese as “fantasma”or “fantasia”, is treated in this dissertation as an “untranslatable”, as understood by Barbara Cassin. Recognizing the freudian origins of the concept in “A Child is Being Beaten”(1919) the author takes this text as a starting point and establishes a laconian critical reading of the term fantasme. As a clinical consequence of this path, it is possible to extract the notion that the fantasme is directly articulated with the field of desire and directions of the treatment. The fantasme, as a gramatical construction made in analysis produces effects of reinvention of the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFantasmeen
dc.subjectPsicanalise e literaturapt_BR
dc.subjectStory of the eyeen
dc.subjectMetapsicologiapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectObjeto (Lacan)pt_BR
dc.subjectInconscientept_BR
dc.titleA construção do fantasme como uma gramática : um ensaio metapsicológico a partir de história do olho de Georges Bataillept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123974pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples