Livros didáticos de aritmética na imigração italiana do Rio Grande do Sul (1875 – 1905)
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A imigração italiana no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX representou um desafio aos imigrantes devido a inexistência de estrutura física nas colônias. A literatura que retrata o histórico de como os imigrantes vieram ao RS, onde se instalaram e como foi o processo de aculturação nas terras brasileiras é fartamente documentada. Recentemente estudos começaram a se voltar para o processo educativo desse período, com a escolarização dos filhos desses imigrantes se reve ...
A imigração italiana no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX representou um desafio aos imigrantes devido a inexistência de estrutura física nas colônias. A literatura que retrata o histórico de como os imigrantes vieram ao RS, onde se instalaram e como foi o processo de aculturação nas terras brasileiras é fartamente documentada. Recentemente estudos começaram a se voltar para o processo educativo desse período, com a escolarização dos filhos desses imigrantes se revelando como iniciativa própria devido à carência de escolas e de professores, além do desafio da língua diferente da portuguesa. Essas escolas, chamadas de escolas étnicas-comunitárias, foram organizadas, mantidas e frequentadas por italianos, com apoio financeiro e envio de materiais didáticos da Itália. Não há registros de trabalho até o momento sobre a escolarização matemática dos imigrantes. Diante do exposto a pesquisa foi desenvolvida tomando como questão norteadora: quais livros didáticos de aritmética circularam nas escolas étnicas da região de colonização italiana no Rio Grande do Sul no período inicial da imigração (1875 a 1905), como eram esses livros, que saberes matemáticos estavam presentes e como eram abordados, quem eram os autores e como tais livros se articulavam com os programas curriculares italianos e do Rio Grande do Sul? A pesquisa tem como objetivo pesquisar, identificar e analisar quais livros didáticos de aritmética circularam nas escolas étnicas da região de colonização italiana do Rio Grande do Sul no período inicial da imigração (1875 a 1905) e como os conteúdos aritméticos se relacionavam com o que era ensinado à época, tanto no Rio Grande do Sul como na Itália. Neste contexto foram consultados os programas governativos para a aritmética da escola primária da época, buscando evidenciar possíveis entrelaçamentos metodológicos. Trata-se de uma pesquisa no campo da História da Educação Matemática, que se utiliza do livro didático de aritmética do final do século XIX como objeto de estudo na perspectiva da História Cultural, tomando como referência pesquisadores como Peter Burke e Michel de Certeau. A busca e a análise dos livros didáticos enviados pelo governo italiano ao Brasil, que foram localizados, consultados e fotografados nas bibliotecas de Florença e Turim, se deu sob o viés da cultura escolar e do método indiciário de Carlo Ginzburg, dialogando com os estudos de Julia, Choppin, Chartier e Chiosso. As obras enviadas ao Brasil foram de autoria de Maria Orlandini Grillo, Giovanni Frattini, Giovanni Bordiga, Salvatore Pincherle e alguns livros da coleção dos Irmãos das Escolas Cristãs de A & C. Os livros analisados atenderam aos programas governativos tanto da Itália como do Rio Grande do Sul. As obras apresentam diferenças entre si pois destinavam-se a anos escolares diferentes, no entanto, todas traziam dois pontos em comum e importantes para a escolarização dos jovens imigrantes: o sistema métrico decimal, em processo de implantação na época, e a presença de problemas aplicados ao contexto da vida cotidiana dos italianos, na maioria agricultores. A organização e abordagem dos conteúdos, em quatro dos cinco livros analisados, reflete a formação matemática dos seus autores, observado pela preocupação com o uso correto da simbologia e a enunciação de natureza teórica de alguns conceitos matemáticos. A quantidade de fontes localizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa abre um leque de possibilidades de continuidade. ...
Abstract
The italian immigration in Rio Grande do Sul in the end of the 19th century and beginning of the 20th century represented a challenge to immigrants due to the inexistence of physical structure in colonies. The literature that portrays the history of how the immigrants came to the state, where they settled and how was the process of acculturation in brazilian land is quite wide. Recently studies began turning to the educational process of that period, with the education of the children of these ...
The italian immigration in Rio Grande do Sul in the end of the 19th century and beginning of the 20th century represented a challenge to immigrants due to the inexistence of physical structure in colonies. The literature that portrays the history of how the immigrants came to the state, where they settled and how was the process of acculturation in brazilian land is quite wide. Recently studies began turning to the educational process of that period, with the education of the children of these immigrants, which is revealed as its own initiative, due to lack of school and teachers, and the difficulties with the Portuguese language. These schools, named ehtnic-community schools, were organized, maintained and frequented by Italians, with financial support and teaching material coming from Italy. There are no records of work to date about the mathematical schooling of immigrants. Given the above, the research was developed taking as guiding question: which Italian arithmetic textbooks circulated in ethnical schools in the Italian colonization region of Rio Grande do Sul, in the initial period of immigration (1875- 1905), how those books were, which mathematical knowledge was present and how they were approached, who were the authors, how such books were linked to the curricular programs in Italy and Rio Grande do Sul. The italian immigration in Rio Grande do Sul in the end of the 19th century and beginning of the 20th century represented a challenge to immigrants due to the inexistence of physical structure in colonies. The literature that portrays the history of how the immigrants came to the state, where they settled and how was the process of acculturation in brazilian land is quite wide. Recently studies began turning to the educational process of that period, with the education of the children of these immigrants, which is revealed as its own initiative, due to lack of school and teachers, and the difficulties with the Portuguese language. These schools, named ehtnic-community schools, were organized, maintained and frequented by Italians, with financial support and teaching material coming from Italy. There are no records of work to date about the mathematical schooling of immigrants. Given the above, the research was developed taking as guiding question: which Italian arithmetic textbooks circulated in ethnical schools in the Italian colonization region of Rio Grande do Sul, in the initial period of immigration (1875- 1905), how those books were, which mathematical knowledge was present and how they were approached, who were the authors, how such books were linked to the curricular programs in Italy and Rio Grande do Sul. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
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