Minerando a matemática com o Minecraft : uma investigação sob o enfoque da cyberformação
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Essa pesquisa objetiva investigar que matemática pode ser produzida com professores que ensinam matemática ao desenvolverem atividades-matemáticas-com-Minecraft na perspectiva da Cyberformação. Especificamente, como nosso cerne volta-se para a matemática produzida pelo professor, não obstante, desejamos articular esse objetivo com outros dois, ou seja, o de investigar as potencialidades do jogo eletrônico Minecraft para o ensino e para a aprendizagem de matemática e compreender os possíveis hor ...
Essa pesquisa objetiva investigar que matemática pode ser produzida com professores que ensinam matemática ao desenvolverem atividades-matemáticas-com-Minecraft na perspectiva da Cyberformação. Especificamente, como nosso cerne volta-se para a matemática produzida pelo professor, não obstante, desejamos articular esse objetivo com outros dois, ou seja, o de investigar as potencialidades do jogo eletrônico Minecraft para o ensino e para a aprendizagem de matemática e compreender os possíveis horizontes pedagógicos que podem se apresentar ao se criar atividades com esse jogo. Teoricamente, nos alicerçamos às ações da Cyberformação: ser-com, pensar-com, saber-fazer-com-Tecnologias Digitais (TD) como base para o trabalho com TD, à prática pedagógica construcionista com o jogo eletrônico Minecraft como forma de constituição de conhecimento matemático, à Aprendizagem Situada como pressuposto ao ambiente no qual a matemática pode ser produzida ao se desenvolver atividades-matemáticas-com-Minecraft e, inclusive, ao conceito de Simulação como um recurso para compreendermos nossa realidade mundana de forma distinta. Lançamo-nos, então, em termos metodológicos a desenvolver um curso de extensão, o qual foi ofertado a professores e futuros professores que ensinam matemática interessados no jogo Minecraft. No curso, desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2017, foram formados grupos de participantes responsáveis pela construção de atividades-matemáticas-com-o-jogo-eletrônico-Minecraft a luz do referencial teórico apresentado. Esse curso, por sua vez, foi dividido em cinco fluxos fundamentais: planejamento das atividades a serem trabalhadas no curso, organização do curso, construção de atividades-matemáticas-com-Minecraft pelos participantes do curso, trabalho na sala de aula dos participantes com as atividades desenvolvidas e análise dos dados. Nesse ínterim, destacamos como resultados que a matemática que pode ser produzida com professores que ensinam matemática ao desenvolverem atividades-matemática-com-Minecraft na perspectiva da Cyberformação são: I) a matemática da construção, aquela que identifica por meio da própria constituição do conhecimento que é condicionado ao ato de construir, possibilitada ao saber-fazer-com-o-Minecraft II) a matemática da exploração, a qual se vincula ao local no qual o sujeito habita, inclusive, com um avatar, relacionada aos elementos da Aprendizagem Situada, apoiada ao ato de pensar-com-Minecraft; III) a matemática da simulação, aquela em que o ambiente construído favorece a formulação de hipóteses e de conjecturas embasadas matematicamente, segundo o viés de Simulacros e Simulação e o ato de ser-com-Minecraft. ...
Abstract
This research aims to investigate what mathematics can be produced with teachers who teach mathematics by developing mathematics-activities-with-Minecraft from the perspective of Cybereducation. Specifically, as our core focuses on the mathematics produced by the teacher, nevertheless, we want to articulate this goal with two others, that is, to investigate the potential of Minecraft video game for teaching and learning mathematics and understand the possible pedagogical horizons that can be pr ...
This research aims to investigate what mathematics can be produced with teachers who teach mathematics by developing mathematics-activities-with-Minecraft from the perspective of Cybereducation. Specifically, as our core focuses on the mathematics produced by the teacher, nevertheless, we want to articulate this goal with two others, that is, to investigate the potential of Minecraft video game for teaching and learning mathematics and understand the possible pedagogical horizons that can be presented when creating activities with this game. Theoretically, we are based on the actions of Cybereducation: to be-with, think-with, know-how-to-do-with-Digital-Technologies (DT) as the basis for working with DT, constructionist pedagogical practice with the Minecraft electronic game as a form of mathematical knowledge constitution, Learning Situated as a presupposition to the environment in which mathematics can be produced by developing mathematical-activities-with-Minecraft and even the concept of Simulation as a resource to understand our worldly reality differently. We then launched ourselves in methodological terms to develop an extension course, which was offered to teachers and future teachers who teach mathematics interested in the game Minecraft. In the course, developed during the second semester of 2017, groups of participants responsible for the construction of mathematical-activities-with-the-electronic-game-Minecraft were formed in the light of the theoretical framework presented. This course, in turn, was divided into five fundamental flows: planning of the activities to be worked on in the course, organization of the course, construction of mathematical-activities-with-Minecraft by the participants of the course, work in the classroom of the participants with the activities developed and analysis of the data. In the meantime, we highlight as results that the mathematics that can be produced with teachers who teach mathematics when developing activities-mathematics-with-Minecraft from the perspective of Cybereducation are: I) the mathematics of construction, the one that identifies through the very constitution of knowledge that is conditioned to the act of building, made possible by knowing-to-do-with-Minecraft II) the mathematics of exploration, which is linked to the place in which the subject dwells , including with an avatar, related to the elements of Situated Learning, supported by the act of thinking-with-Minecraft; III) the mathematics of simulation, the one in which the constructed environment favors the formulation of hypotheses and mathematically based conjectures, according to the bias of Simulacrums and Simulation and the act of being-with-Minecraft. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
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