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dc.contributor.advisorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Josiane dept_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T04:19:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217486pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho nos dedicamos a buscar perspectivas teórico-metodológicas que pudessem nos auxiliar na concepção da educação científica para a formação no âmbito das Licenciaturas em Educação do Campo. Inicialmente, realizamos uma breve retomada histórica das áreas de Educação em Ciências e Educação do Campo, no contexto brasileiro, para compreender como essas áreas se desenvolveram e com quais vozes têm dialogado ao longo de sua história. Na sequência, apresentamos nosso marco teórico da filosofia da linguagem de Bakhtin e a análise Bakhtiniana de trabalhos acadêmicos, encontrados em nossa revisão bibliográfica, produzidos pela área de Educação em Ciências, que buscam articulação com a Educação do Campo. Da análise realizada e da compreensão das histórias das áreas, evidenciamos a perspectiva crítica como voz comum entre os pesquisadores em Educação do Campo e alguns pesquisadores da Educação em Ciências. Desenvolvemos uma concepção inicial de educação científica do campo, afastada das visões capitalistas urbanocêntricas e da racionalidade técnica, e que relacionasse conceitos científicos aos propósitos da Educação do Campo. A partir dessa primeira conceituação, identificamos a voz dominante dos pesquisadores em Educação do Campo acerca da formação docente e encontramos alinhamento entre essa voz e o modelo de formação docente baseado na racionalidade crítica. Apoiadas, então, na racionalidade crítica, nos apropriamos da construção teórica de José Contreras (2012), que propõe o modelo de docente intelectual crítico para aprofundar a concepção de formação do professor de ciências no âmbito da Educação do Campo. Na tentativa de delinear um currículo para as Licenciaturas em Educação do Campo, partimos do diálogo com as vozes dos autores da área de Educação do Campo sobre o currículo da formação docente, que se alinhou às teorias críticas de currículo. No âmbito da Educação em Ciências, dialogamos com as vozes críticas da perspectiva curricular que aproxima as ideias de Paulo Freira à abordagem CTS, e concluímos nossa proposta com as vozes de Boaventura de Sousa Santos e de Hugh Lacey, que contribuem para a revisão da concepção de ciência a ser incorporada nas perspectivas curriculares coerentes com nossa proposta de educação científica do campo. Por fim, ressaltamos os principais aspectos de nossa construção da educação científica do campo para a formação no âmbito das Licenciaturas em Educação do Campo e os desafios, relacionados a questões pedagógicas e à conjuntura política atual, que diagnosticamos estarem na contramão dessa concepção.pt_BR
dc.description.abstractIn this study we sought for methodological and theoretical perspectives that would be compatible to scientific education in Rural Education teacher training courses. Initially, we make a brief overview of Science Education and Rural Education in the Brazilian context in order to understand how these areas developed and with which voices they have dialogued throughout their history. In the sequence, we present our theoretical framework of Bakhtin’s philosophy of language and a Bakhtinian analysis of academic publications produced by Science Education scholarship that approached Rural Education. According to this analysis and the comprehension of the course of each area, we highlight a critical perspective as a common voice between researchers in Rural Education and some researchers in Science Education. We then develop an initial conception of Rural scientific education, apart from capitalist urbancentric views and from technical rationality. Besides, this conception aims to connect scientific concepts to the proposals of Rural Education. According to this first conception, we have identified the dominant voice of Rural Education researchers about teacher education and we also found alignment between this voice and the models of teacher education based on the critical rationality. Supported in critical rationality, we appropriate the theoretical construction offered by José Contreras (2012), which proposes the model of critical intellectual teacher, in order to support the conception of teacher education in the context of Rural Education. Aiming to establish some guidelines for the curriculum of Rural Education teacher training courses, we start from the voices of Rural Education authors about teacher education, which are aligned to the critical curriculum theories. In the context of Science Education, we make a dialog with critical voices from a curricular perspective that links Paulo Freire’s ideas to the CTS approach. We conclude our proposal with Boaventura de Sousa Santos and Hugh Lacey’s voices, which contribute to the revision of the conception of science to be incorporated into curricular perspectives to be consistent with our proposal of Scientific Rural Education. Finally, we highlight the main aspects of our construction of Scientific Rural Education for Rural Education teacher training courses, and the challenges related to pedagogical issues and to the current political scenario, which we see as obstacles to this conception.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducacão em ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectScientific Rural Educationen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectRural Education teacher training courseen
dc.subjectBakhtinian Analysisen
dc.titleUma proposta de educação científica para a formação do docente do campopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.identifier.nrb001120286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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