Um estudo sobre enunciados que permeiam a permanência e a não permanência de alunos no curso de licenciatura em matemática da UFRGS
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como tema central a permanência e a não permanência de alunos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tomando como base teórica e metodológica de análise a teoria da Análise do Discurso, de Michel Foucault, a pesquisa busca evidenciar enunciados que permeiam circunstâncias de realização do curso. Para chegar a esses enunciados, elegemos duas metodologias de construção de dados: questionário online e entrevista individual sem ...
Este trabalho tem como tema central a permanência e a não permanência de alunos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tomando como base teórica e metodológica de análise a teoria da Análise do Discurso, de Michel Foucault, a pesquisa busca evidenciar enunciados que permeiam circunstâncias de realização do curso. Para chegar a esses enunciados, elegemos duas metodologias de construção de dados: questionário online e entrevista individual semiestruturada, por meio das quais acessamos as manifestações de alunos e ex-alunos do curso em questões abertas relacionadas a aspectos de sua trajetória acadêmica no curso. Além disso, fazem parte da pesquisa: uma revisão de produção sobre nossa temática de estudo e uma composição do cenário de pesquisa, no que se refere a apontamentos sobre a constituição do curso, à abordagem da evasão e retenção de alunos por avaliações internas do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFRGS) e à construção de um retrato sobre retenção, permanência e não permanência de alunos no curso, a partir de dados quantitativos fornecidos pelo IME/UFRGS. Como resultados da análise, temos: que as falas de alunos e ex-alunos enunciam sua percepção sobre a existência de perfis de alunos e trajetórias de permanência e de não permanência no curso e que a composição desses perfis apresenta aspectos visíveis ou invisíveis perante o propósito de conclusão do curso; que o fato de ser um curso no âmbito da matemática influencia no modo como os alunos percebem o estudo, avaliação e desempenho dentro do curso; que a pesquisa realizada na UFRGS mostra-se relacionada a enunciados que associam pesquisateoria-matemática e, consequentemente a isso, a uma forma de atuação docente em disciplinas de formação matemática; e que a formação ofertada pelo curso é enunciada como sendo composta por três linhas independentes: a formação teórica matemática, a formação teoria em educação/educação matemática e a formação prática. ...
Abstract
This work has as main theme the permanence and non-permanence of students in the Mathematics Degree course at the Unversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Taking as a theoretical and methodological basis of analysis the theory of Discourse Analysis, by Michel Foucault, the research seeks to highlight statements that permeate circumstances of the course. To arrive at these statements, we chose two data construction methodologies: online questionnaire and semi-structured individual inter ...
This work has as main theme the permanence and non-permanence of students in the Mathematics Degree course at the Unversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Taking as a theoretical and methodological basis of analysis the theory of Discourse Analysis, by Michel Foucault, the research seeks to highlight statements that permeate circumstances of the course. To arrive at these statements, we chose two data construction methodologies: online questionnaire and semi-structured individual interview, through which we access the students and ex-students’ manifestations about the course in open questions related to aspects of their academic trajectory in the course. In addition, they are part of the research: a production review on our study theme and a composition of the research scenario, with regard to notes on the course constitution, the approach to student evasion and retention by internal evaluations of the Instituto de Matemática e Estatística (IME / UFRGS) and the construction of a portrait of students' retention, permanence and non-permanence in the course, based on quantitative data provided by IME / UFRGS. As analysis results, we have: that the students and ex-students’ discourses indicate their perception about the existence of student profiles and trajectories of permanence and non-permanence in the course and that the composition of these profiles presents visible or invisible aspects in view of the purpose to completion of the course; that the fact that it is a course in the field of mathematics influences the way students perceive study, assessment and performance within the course; that the research carried out at UFRGS is shown to be related to statements that associate research-theorymathematics and, consequently, to a form of teaching performance in mathematical training disciplines; and that the training offered by the course is enunciated as being composed of three independent lines: theoretical mathematical training, theory training in education / mathematical education and practical training. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
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