Poetizando uma experiência via matrizes matemáticas : relatos de um viajar docente
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma es ...
Esta dissertação constitui o relato de uma viagem em meu caminhar docente. Alia a experiência da prática docente com a experiência da escrita. Acompanham-me autores como Larrosa e Deleuze. Os objetivos desta dissertação se compõem de dois itens: uma prática de ensino de matrizes em Matemática, especificamente, matrizes cíclicas, para uma classe de alunos do Ensino Médio, visando brechas para que surja a experiência, e a produção escrita enquanto uma poética dessa experiência. Trata-se de uma escrita apaixonada que tenta apropriar-se da linguagem da experiência, criando um estilo singular que deixa entrever parte do processo da própria escrita. É minha experiência e meu aprendizado em meio à experiência da escrita e da docência em Matemática que compartilho neste texto. ...
Abstract
This thesis consists of a travel report of my path as a teacher. It unites my teaching experience with the experience of writing. Authors such as Larrosa and Deleuze accompany me in this path. The goals of this thesis can be divided in two items: firstly, my teaching experience in mathematical matrices, specifically cyclic matrices, to a class of high school students, and my search for breaches that might allow the experience to arise, and secondly, writing as a poetics of this experience. Writ ...
This thesis consists of a travel report of my path as a teacher. It unites my teaching experience with the experience of writing. Authors such as Larrosa and Deleuze accompany me in this path. The goals of this thesis can be divided in two items: firstly, my teaching experience in mathematical matrices, specifically cyclic matrices, to a class of high school students, and my search for breaches that might allow the experience to arise, and secondly, writing as a poetics of this experience. Writing here as an act of passion that attempts to appropriate the language of experience, creating a singular style that allows a glimpse into a part of the writing process itself. What I share in this text is my experience and learning in the midst of the experiences of writing and teaching Mathematics. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
Este item está licenciado na Creative Commons License