A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo investigar e analisar o Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ocorrido no Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre/RS, durante o período de 1966 até 1972. A temporalidade aqui abordada compreende os anos de duração do referido curso, embora seja considerado, para efeito de contextualização, os anos finais da década de 1940 – período em que se inicia uma mobilização na instituição em prol da renovação do ensino ...
Esta pesquisa teve por objetivo investigar e analisar o Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ocorrido no Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre/RS, durante o período de 1966 até 1972. A temporalidade aqui abordada compreende os anos de duração do referido curso, embora seja considerado, para efeito de contextualização, os anos finais da década de 1940 – período em que se inicia uma mobilização na instituição em prol da renovação do ensino de Matemática. Inscrito no campo da História da Educação Matemática, a pesquisa tomoua como aporte documental os documentos pertencentes ao acervo do Laboratório de Matemática da instituição e as entrevistas realizadas com duas participantes do Curso, uma ex-aluna e uma das idealizadoras e docente do mesmo. No entrelaçamento das fontes, através das lentes da História Cultural, buscamos construir uma narrativa histórica acerca das tendências modernizadoras que inspiraram a criação do Curso, bem como da proposta de formação realizado por ele. Esta dissertação possibilita uma ampliação da compreensão da história da formação de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul, tendo como base a oferta de um curso específico para os professores primários aprimorarem seus conhecimentos frente aos ideários do movimento de modernização do ensino de matemática. Com este estudo percebemos que o Curso teve uma dinâmica própria, buscou não somente fornecer uma formação sistemática de conceitos e conteúdos da moderna matemática, mas também contribuiu para discussões que contemplavam uma didática que valorizava elementos da psicologia genética, o uso de jogos e atividades que potencializassem o pensamento abstrato no aprendizado das crianças. ...
Abstract
This study aims to investigate and analyse the Course of Didactic of Modern Mathematics in Primary School, which occurred at the Institute of Education General Flores da Cunha, located at the city of Porto Alegre/RS, Brazil, in the period of 1966-1972. The temporality discussed here includes the years of the course, although it is considered, for the purpose of contextualization, the final years of the 1940s – period in which a mobilization begins in the institute for a renewal of the teaching ...
This study aims to investigate and analyse the Course of Didactic of Modern Mathematics in Primary School, which occurred at the Institute of Education General Flores da Cunha, located at the city of Porto Alegre/RS, Brazil, in the period of 1966-1972. The temporality discussed here includes the years of the course, although it is considered, for the purpose of contextualization, the final years of the 1940s – period in which a mobilization begins in the institute for a renewal of the teaching of mathematics. Inscribed in the field of History of Mathematics Education, this study takes as a documentary contribution the documents belonging to the collection of the Mathematics Laboratory of the institution and the interviews conducted with two participants of the course, one former student and one of the idealizers and teachers of that course. In the interweaving of sources, through the lens of Cultural History, we provided an historical narrative about the modernizing tendencies that inspired the creation of the course, as well as the training proposal stablished by it. This dissertation enables us to broaden the understanding the history of teacher training of those who teaches mathematics in the state of Rio Grande do Sul, based on the offering of a specific course for primary teachers to improve their knowledge, according to the ideals of the modernization movement of mathematics teaching. By means of this study, we realized that the course had its own dynamics, providing not only a systematic training about the concepts and content of modern mathematics, but also contributed to discussions the envisioned a didactics that values elements of genetic psychology, the use of games, and activities that would potentiate abstract thinking in children's learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
Este item está licenciado na Creative Commons License