A prática de dança e os benefícios para a saúde mental e emocional
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo reconhecer os processos cognitivos envolvidos na prática de dança. Algumas questões são levantadas: quais são os processos neurológicos desenvolvidos no indivíduo que dança? Como o cérebro fica responsável pelo comando e a execução de movimentos complexos e coordenados? Quais são os benefícios que a dança pode trazer para a saúde mental e emocional? A partir dessas questões inicia-se uma pesquisa bibliográfica para responder a estas questões a partir das in ...
O presente trabalho tem como objetivo reconhecer os processos cognitivos envolvidos na prática de dança. Algumas questões são levantadas: quais são os processos neurológicos desenvolvidos no indivíduo que dança? Como o cérebro fica responsável pelo comando e a execução de movimentos complexos e coordenados? Quais são os benefícios que a dança pode trazer para a saúde mental e emocional? A partir dessas questões inicia-se uma pesquisa bibliográfica para responder a estas questões a partir das interfaces da neurociência com a dança. O estudo caracteriza-se por ser uma revisão narrativa de literatura, envolvendo temas como: neurociência, memória, habilidades cognitivas e a dança. A motivação surge através de experiências particulares para um estudo mais amplo e aprofundado. Pela perspectiva dos processos cognitivos, podemos ter outra compreensão do corpo que dança, enfatizando as habilidades desenvolvidas através da dança e os benefícios que essa prática pode trazer para seus praticantes. ...
Abstract
This paper aims to recognize the cognitive processes involved in dance practice. Some questions are raised: what are the neurological processes developed in the dancing subject? How is the brain responsible for commanding and executing complex and coordinated movements? What are the benefits dance can bring to mental and emotional health? These questions motivated a bibliographical research highlighting the interfaces of neuroscience with dance. The study is characterized as a narrative literat ...
This paper aims to recognize the cognitive processes involved in dance practice. Some questions are raised: what are the neurological processes developed in the dancing subject? How is the brain responsible for commanding and executing complex and coordinated movements? What are the benefits dance can bring to mental and emotional health? These questions motivated a bibliographical research highlighting the interfaces of neuroscience with dance. The study is characterized as a narrative literature review, involving topics such as: neuroscience, memory, cognitive skills and dance. Motivation arises through particular experiences for broader and deeper study. From the perspective of cognitive processes, another understanding of the dancing body is possible, emphasizing the developed skills and the benefits that this practice can bring to its practitioners. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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