Análise de aptidão ambiental para a instalação de terminais hidroviários na Lagoa Mirim
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O transporte hidroviário é o modelo menos oneroso do que qualquer outro disponível no mundo por consumir menos energia: apresenta menor consumo de combustível por tonelada transportada, menor emissões de CO2e impactos ambientais. No Brasil, apesar de suas condições geográficas favoráveis, a valorização deste meio de transporte é muito inferior ao rodoviário, que recebe os maiores investimentos. A implementação da Hidrovia Uruguai-Brasil possibilitaria a ampliação do comércio entre os países e o ...
O transporte hidroviário é o modelo menos oneroso do que qualquer outro disponível no mundo por consumir menos energia: apresenta menor consumo de combustível por tonelada transportada, menor emissões de CO2e impactos ambientais. No Brasil, apesar de suas condições geográficas favoráveis, a valorização deste meio de transporte é muito inferior ao rodoviário, que recebe os maiores investimentos. A implementação da Hidrovia Uruguai-Brasil possibilitaria a ampliação do comércio entre os países e o fortalecimento da navegação interior no Rio Grande do Sul. Com isso, este estudo procura oferecer uma análise de aptidão ambiental locacional para a instalação de terminais hidroviários na Lagoa Mirim através da análise multicritério. Para isso, foi utilizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP) através do software Terrset para a geração de dois tipos de modelagens: aquática, através das variáveis batimetria, sistemas ambientais aquáticos e vulnerabilidade ao perigo tecnológico; e de margem, através das variáveis sistemas ambientais de margem, unidades de conservação, comunidades tradicionais, distância da orla lagunar e distância de rodovias, descartando as áreas protegidas por lei. Ainda, a modelagem de margem resultou em três cenários: Conservacionista -conservação ambiental, Desenvolvimentista -desenvolvimento regional e o de Gestão. Para isso, cada variável foi reclassificada e atribuído diferentes pesos, de acordo com a relevância nos cenários e, os mapas foram classificados em cinco classes padronizadas de graus de aptidão. A modelagem aquática, que visa a análise de aptidão para canais hidroviários secundários no corpo d’água, apresentou cerca de 82% das áreas classificadas com alto grau de aptidão. O cenário Conservacionista, que propôs a preservação dos sistemas ambientais mais sensíveis e apresentou cerca da metade das áreas com alto grau de aptidão ambientais e a outra metade com grau médio e baixo. O cenário Desenvolvimentista que propôs o desenvolvimento regional, flexibilizando os aspectos naturais, apresentou cerca de 90% das áreas classificadas como alto grau de aptidão ambiental para a instalação de terminais hidroviários. O cenário de gestão,que representa a visão intermediária entre o conservacionista e desenvolvimentista, apresentou mais da metade das áreas classificadas com alto grau de aptidão. Por fim, áreas foram selecionadas e comparadasconforme os cenários gerados para uma leitura completa do potencial locacional. Portanto, através do método utilizado, foi possível abordar propostas locacionais de terminais hidroviários na Lagoa Mirim de diferentes visões, disponibilizando estes resultados como instrumentos de apoio à tomada de decisão a autoridades governamentais, visando o mínimo impacto ambiental. ...
Abstract
Waterway transport is the least expensive model available in the world: it requires less energy, fuel consumption per ton transported, CO2consumption and, consequently, has less environmental impacts. In Brazil, despite its favorable geographical conditions, the appreciation of this type of transportation is lower than that of the road, which receives the largest investments. The implementation of the Uruguay-Brazil Waterway would allow the expansion of trade between countries and the strengthe ...
Waterway transport is the least expensive model available in the world: it requires less energy, fuel consumption per ton transported, CO2consumption and, consequently, has less environmental impacts. In Brazil, despite its favorable geographical conditions, the appreciation of this type of transportation is lower than that of the road, which receives the largest investments. The implementation of the Uruguay-Brazil Waterway would allow the expansion of trade between countries and the strengthening of inland navigation in Rio Grande do Sul. Thus, this study seeks to offer a locational analysis of environmental suitability for the installation of waterway terminals in Mirim Lagoon through multicriteria analysis. The Analytic Hierarchy Process (AHP) method was used through the Terrset software to generate two types of modeling: aquatic, using the bathymetry variables, aquatic environmental systems and vulnerability to technological danger; and margin, through the variable environmental margin systems, conservation units, traditional communities, distance from the lagoon shore and distance from highways, excluding areas protected by law. Still, margin modeling resulted in three scenarios: Conservationist -environmental conservation, Developmentalist -regional development; and Management. For this, each variable was reclassified and assigned different weights, according to the relevance in the scenarios, and themaps were classified into five standard classes of degrees of aptitude. The aquatic modeling, which aims to analyze the suitability for secondary waterway channels in the body of water, presented about 82% of the classified areas with a high degree of suitability. The Conservationist scenario, which proposed the preservation of the most sensitive environmental systems, presented about half of the areas with a high degree of environmental suitability and the other half with a medium and low degree. The Developmentalist scenario that proposed regional development, making natural aspects more flexible, presented about 90% of the areas classified as having a high degree of environmental aptitude for the installation of waterway terminals. The management scenariothat represents a moderate view between the conservationist and developmentalist, presented more than half of the classified areas with a high degree of aptitude. Finally, areas were selected and compared according to the scenarios generated for a complete reading of the location potential. Therefore, through the method used, it was possible to approach locational proposals for waterway terminals in Mirim Lagoon from different point of views, making these results available as instruments to support decision making to government authorities, aiming at the minimum environmental impact. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto.
Coleções
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Ciências Exatas e da Terra (5117)Sensoriamento Remoto (292)
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