Nexos adversativos e pontuação : um olhar para a integração sintática e a conectividade temática em textos acadêmicos
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar as motivações sintáticas e semânticas para o emprego de determinados padrões de pontuação relacionados aos nexos adversativos em um corpus de trabalhos acadêmicos. Para tanto, nos ancoramos no que propõe Givón (1984; 1991; 1993a; 1993b; 1995; 2012) quanto às dependências de caráter semântico-pragmático (dependência funcional) e de caráter gramatical (dependência formal), avaliando o emprego da pontuação dos excertos que compõem nossa amostra quanto ...
O presente estudo teve por objetivo investigar as motivações sintáticas e semânticas para o emprego de determinados padrões de pontuação relacionados aos nexos adversativos em um corpus de trabalhos acadêmicos. Para tanto, nos ancoramos no que propõe Givón (1984; 1991; 1993a; 1993b; 1995; 2012) quanto às dependências de caráter semântico-pragmático (dependência funcional) e de caráter gramatical (dependência formal), avaliando o emprego da pontuação dos excertos que compõem nossa amostra quanto à sua eficiência ao representar graficamente os diferentes níveis de conectividade, construindo uma progressão textual adequada. Além das motivações sintáticas, relacionadas aos graus de integração das orações (sujeitos com mesma referência, descrição e ordenação de eventos, mudança de modalidade relativa aos atos de fala) e das motivações semântico-pragmáticas, relacionadas aos graus de conectividade temática (continuidade referencial, demais estratégias para manutenção ou ruptura tópica), mostrou-se relevante a diferença de estatuto que os conectivos adversativos porém, contudo, entretanto, no entanto e todavia, dado seu caráter adverbial, apresentam em relação à conjunção mas. Na análise empreendida, os exemplos mais profícuos foram os de conectivos empregados entre orações, os quais nos permitiram maior problematização quanto aos problemas de escrita relacionados à pontuação e às construções adversativas. Em algumas categorias, grande parte dos erros encontrados não se relacionou diretamente com as possibilidades de integração de conteúdos “coordenados”, apenas materializaram lapsos ou desconhecimento dos autores em relação a algumas convenções de escrita. ...
Abstract
The present study aimed to investigate the syntactic and semantic motivations for the use of certain punctuation patterns related to the adversative nexus in academic works. To this end, we based this paper on studies by Givón (1984; 1991; 1993a; 1993b; 1995; 2012) who discusses about the dependencies of semantic-pragmatic aspect (functional dependence) and grammatical aspect (formal dependency), evaluating the use of the punctuation of excerpts, regarding their efficiency, which compose our sa ...
The present study aimed to investigate the syntactic and semantic motivations for the use of certain punctuation patterns related to the adversative nexus in academic works. To this end, we based this paper on studies by Givón (1984; 1991; 1993a; 1993b; 1995; 2012) who discusses about the dependencies of semantic-pragmatic aspect (functional dependence) and grammatical aspect (formal dependency), evaluating the use of the punctuation of excerpts, regarding their efficiency, which compose our sample, by graphically representing the different levels of connectivity, building an appropriate textual progression. In addition to the syntactic motivations related to the integration of the sentences (subjects with the same reference, description, and ordering of events, change of modality in regard to speech), and of the semantic-pragmatic related to thematic connectivity (referential continuity, others strategies for maintenance or rupturing the topic), the difference that the adversative connectors have in status proved to be relevant as: however, although, however, nonetheless, nevertheless, given their adverbial aspect that they have with the conjunction but. In the analysis undertaken, the most fruitful examples were those of connectives used between sentences, which allowed us to further problematize the writing problems related to punctuation and adverse constructions. In some categories, most of the errors found were not directly related to the possibilities of integrating “coordinated” content, in fact, they only materialized lapses or ignorance of the authors in relation to some writing conventions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2871)Letras (1767)
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