As repercussões da construção da segunda ponte do Rio Guaíba para a infraestrutura rodoviária na região metropolitana de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Ruckert, Aldomar Arnaldo | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Luis Fabiano Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T03:39:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212668 | pt_BR |
dc.description.abstract | As ações propostas pelo Estado brasileiro imprimem consideráveis modificações no território e nas populações assistidas. Nesse sentido o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do governo federal brasileiro, somado aos empreendimentos planejados e executados pelos entes federados que integram o país (estados e municípios), isoladamente ou em parceria com o setor privado, se implementados como projetado ao longo dos próximos dez anos, deverá consolidar e promover mudanças substantivas na forma de ocupação do espaço territorial brasileiro. As grandes obras, como a segunda ponte do Guaíba, que integram ambas as estratégias de desenvolvimento, são, em verdade, formas de produção vinculadas a um sistema econômico caracterizado pela produção e reprodução ampliada de capital. Há a articulação dos atores territoriais na busca da implementação de uma nova demanda para a Região Metropolitana de Porto Alegre, visando atender um problema de mobilidade para as cidades limítrofes à capital estadual, em função de uma ponte que tem seu vão móvel içado diariamente, acarretando sérias complicações para a fluidez e a resolução de serviços básicos na realidade de uma metrópole brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | The actions proposed by the Brazilian State bring considerable changes to the territory and the populations assisted by them. In this sense, the Growth Acceleration Program - PAC, of Brazilian federal government's, combined with the projects planned and executed by the federated entities that integrate the country (states and municipalities), alone or in partnership with the private sector, if implemented as projected over the next ten years, should consolidate and promote substantive changes in the form of occupation of the Brazilian territorial space. Major works, such as the Second Guaíba Bridge, which integrate both development strategies are indeed forms of production linked to an economic system characterized by the production and expanded reproduction of capital. The articulation of the territorial actors in seeking the implementation of a new demand for the Metropolitan Region of Porto Alegre, aiming at solving a mobility problem for the cities bordering the state capital, due to a moveable bridge that is lifted daily, causing serious complications in terms of fluidity and the resolution of basic services in the reality of a Brazilian metropolis. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia política | pt_BR |
dc.subject | Second Guaíba Bridg | en |
dc.subject | Geografia urbana | pt_BR |
dc.subject | Public Policy | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Infrastructure Integration | en |
dc.subject | Infraestrutura urbana | pt_BR |
dc.subject | Highways | en |
dc.subject | Territorial Actors | en |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Guaiba, Ponte do (Porto Alegre, RS) | pt_BR |
dc.subject | Territory Uses | en |
dc.subject | Growth Acceleration Program | en |
dc.subject | Political Geography | en |
dc.title | As repercussões da construção da segunda ponte do Rio Guaíba para a infraestrutura rodoviária na região metropolitana de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116734 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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