Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorCattani, Beatriz Cancelapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:39:12Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212654pt_BR
dc.description.abstractO Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP), instrumento de autoria de Lago e Bandeira (2013), não possui estudos que o tornem recomendável para crianças menores de cinco anos. O objetivo deste estudo foi desenvolver um protocolo para crianças entre três e cinco anos e que sirva, bem como o protocolo infantil Meu Amigo de Papel, como instrumento de análise do relacionamento parental sob a ótica da criança, auxiliando o profissional a preencher a Escala SARP, componente do instrumento. Nesta adaptação, foi desenvolvido o Roteiro Semi-dirigido da Atividade Meu Amigo de Brinquedo. Três crianças participaram do estudo pré-piloto e três famílias do estudo piloto, além de três juízes para avaliar aspectos formais, estruturais e teóricos do instrumento. A conclusão é que o Meu Amigo de Brinquedo auxilia o profissional no preenchimento da Escala SARP.pt_BR
dc.description.abstractThe Evaluation System of the Parental Relationship (SARP), tool created by Bandeira and Lago (2014), does not have studies that make it recommended for children under five years old. The objective of this study was to develop a protocol for children between three and five years and that serves, as well as the child protocol My Paper Friend, as an analytical tool of the parental relationship in the child's perspective, assisting the professional to fill the SARP Scale, part of the instrument. In this adaptation, it was developed the Semi-driven protocol of the activity My Toy Friend. Three children participated in the pre-pilot study and three families in the pilot study, in addition to three judges to evaluate the formal, structural and theoretical aspects of the instrument. The conclusion is that My Toy Friend helps the professional to fill the SARP Scale.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParental relationshipen
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectParental Relationship Evaluation Systemen
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectCriancas pre-escolarespt_BR
dc.titleO uso do SARP em crianças pré-escolares : adaptação do protocolo Meu Amigo de Papelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001023152pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples