O uso do SARP em crianças pré-escolares : adaptação do protocolo Meu Amigo de Papel
dc.contributor.advisor | Bandeira, Denise Ruschel | pt_BR |
dc.contributor.author | Cattani, Beatriz Cancela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T03:39:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212654 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP), instrumento de autoria de Lago e Bandeira (2013), não possui estudos que o tornem recomendável para crianças menores de cinco anos. O objetivo deste estudo foi desenvolver um protocolo para crianças entre três e cinco anos e que sirva, bem como o protocolo infantil Meu Amigo de Papel, como instrumento de análise do relacionamento parental sob a ótica da criança, auxiliando o profissional a preencher a Escala SARP, componente do instrumento. Nesta adaptação, foi desenvolvido o Roteiro Semi-dirigido da Atividade Meu Amigo de Brinquedo. Três crianças participaram do estudo pré-piloto e três famílias do estudo piloto, além de três juízes para avaliar aspectos formais, estruturais e teóricos do instrumento. A conclusão é que o Meu Amigo de Brinquedo auxilia o profissional no preenchimento da Escala SARP. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Evaluation System of the Parental Relationship (SARP), tool created by Bandeira and Lago (2014), does not have studies that make it recommended for children under five years old. The objective of this study was to develop a protocol for children between three and five years and that serves, as well as the child protocol My Paper Friend, as an analytical tool of the parental relationship in the child's perspective, assisting the professional to fill the SARP Scale, part of the instrument. In this adaptation, it was developed the Semi-driven protocol of the activity My Toy Friend. Three children participated in the pre-pilot study and three families in the pilot study, in addition to three judges to evaluate the formal, structural and theoretical aspects of the instrument. The conclusion is that My Toy Friend helps the professional to fill the SARP Scale. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Parental relationship | en |
dc.subject | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Construção do teste | pt_BR |
dc.subject | Child | en |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Parental Relationship Evaluation System | en |
dc.subject | Parentalidade | pt_BR |
dc.subject | Criancas pre-escolares | pt_BR |
dc.title | O uso do SARP em crianças pré-escolares : adaptação do protocolo Meu Amigo de Papel | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001023152 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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