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dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorPires, Fernanda Bastospt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:41Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212493pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação busca configurar como acontecimento o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em 14 de março de 2018. O objetivo é compreender como a morte de uma mulher negra — moradora da favela da Maré, mãe e LGBT+ — mobilizou o debate público e fez emergir a disputa sobre a inscrição dessa figura pública na memória coletiva. Com base no entendimento de Deleuze (2015) — de que o sentido é o próprio acontecimento e de que ele sinaliza um estado de coisas —, a análise se baseia em hermenêutica e em uma leitura antropofágica, que enfatizam a manutenção das desigualdades entre as populações racializadas como brancas e negras no Brasil (PAIXÃO, 2005). No debate, os processos de atribuição de sentido ao acontecimento e as tentativas de desacontecimentalização fazem emergir quatro eixos interpretativos baseados nos embates sobre a credibilidade de Marielle, representados pelos tipos ideais paradoxais de heroína e anti-heroína, mártir e inimiga, além de sua apropriação como produto de consumo. A antropofagia de Marielle favorece a naturalização do acontecimento em prol do triunfo da ideologia da democracia racial como mito persistente na cultura brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe following dissertation seeks to configure the murder of Rio de Janeiro councilwoman Marielle Franco on March 14, 2018 as an event. The main goal is to understand how the death of a black woman – born and raised in Favela da Maré, mother and LGBT + - mobilized the public debate and increased the dispute over the inscription of this public figure in the collective memory. Based on Deleuze's (2015) understanding - that meaning is the event itself and it signals a state of affairs -, the analysis is scientifically fundamented on hermeneutics and in an anthropophagical reading, which emphasize the maintenance of inequalities between populations racialized as white and black in Brazil (PAIXÃO, 2005). Hence, from the process of attributing meaning to the event and the attempts to undoing the event emerge four interpretive axes based on the clashes over Marielle's credibility, represented by the paradoxical ideal types of heroin and anti-heroin, martyr and enemy, in addition to their appropriation as a consumer product. Marielle's anthropophagy favors the naturalization of the event in benefit of an ideology triumph of racial democracy as a persistent myth in Brazilian culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationsen
dc.subjectAcontecimento (Comunicação)pt_BR
dc.subjectEventen
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectMarielle Francoen
dc.subjectPolítica : Brasilpt_BR
dc.subjectAnthropophagyen
dc.subjectPoliticsen
dc.titleMarielle Franco, um acontecimento antropofágico: a comunicação de um corpo incômodo a cultura e política do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115690pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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