Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi ...
Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi constituída por seis aulas que começam por contextualizar os objetos de estudo, mostrando diferentes abordagens do efeito estufa e do aquecimento global por vídeos e textos; aborda fenômenos físicos que definem o efeito estufa; define o efeito estufa observando interação entre luz e moléculas; define o aquecimento global diferenciando-o do efeito estufa. Essa sequência foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio da rede pública situado no município de Esteio–RS. As aulas foram aplicadas no período de 01 de julho à 24 de setembro de 2019, em um total de catorze períodos de uma hora cada. Dentre os resultados obtidos destaca-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados, bem como uma evolução conceitual dos fenômenos efeito estufa e aquecimento global. ...
Abstract
For this study some problems in the approach to environmental issues, such as the greenhouse effect and global warming, were verified in school and society. Therefore, this work aims to conceptualized the phenomenon of greenhouse effect, on the basis of some principles such as solar radiation, absorption and emission of radiation by molecules and differentiate it from global warming. For such purpose, a didactic sequence anchored in Ausubel’s Theory of Meaningful Learning was created. This dida ...
For this study some problems in the approach to environmental issues, such as the greenhouse effect and global warming, were verified in school and society. Therefore, this work aims to conceptualized the phenomenon of greenhouse effect, on the basis of some principles such as solar radiation, absorption and emission of radiation by molecules and differentiate it from global warming. For such purpose, a didactic sequence anchored in Ausubel’s Theory of Meaningful Learning was created. This didactic sequence consisted of 6 classes that started by contextualizing the study objects, showing different approaches to the greenhouse effect and global warming though videos and texts, addressing the physical phenomena that define the greenhouse effect, defining the greenhouse effect observing the interaction between light and molecules, defining global warming and differentiating it from the greenhouse effect. This sequence was applied to a second-year high school class of a school in the public system in the municipality of Esteio-RS. The classes were applied from July 1st to September 24th, 2019, in a total of fourteen hourly periods each. Among the obtained results, the students’ interest in the subjects covered stands out, as well as a conceptual evolution of the greenhouse effect and global warming phenomena. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Coleções
-
Multidisciplinar (2555)
Este item está licenciado na Creative Commons License