O uso de tecnologias digitais na formação de professores sobre a temática saúde
dc.contributor.advisor | Folmer, Vanderlei | pt_BR |
dc.contributor.author | Fettermann, Fernanda Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-27T03:39:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/210695 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais impulsionam a vida das pessoas e proporcionam um novo significado ao modo de aprender, possibilitando novas oportunidades de formação de professores, como as relacionadas aos temas de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar uma formação de professores sobre a temática saúde utilizando tecnologias digitais. Especificamente buscou-se analisar a contribuição do uso da ferramenta Hangout no processo de ensino aprendizagem; identificar os subsídios fornecidos pelos encontros através da utilização da ferramenta virtual por um grupo de graduandos e pós-graduandos de diferentes áreas do conhecimento que fazem uso deste espaço; conhecer as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a formação continuada de professores realizada por meio de tecnologias digitais; caracterizar o perfil dos professores que atuam em escolas do Brasil e Argentina e realizaram o curso de formação na modalidade a distância; conhecer os assuntos relacionados a saúde que os professores entendem ser importantes a serem trabalhados em sala de aula; identificar quais foram as contribuições a respeito do desenvolvimento de um curso de formação continuada, mediado por tecnologias digitais, a professores de Educação Básica e investigar as percepções sobre “Saúde” e as estratégias utilizadas pelos docentes para o trabalho da temática saúde na escola. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com características exploratórias e descritivas. Participaram professores das cidades de Uruguaiana e Alegrete no Brasil, e Corrientes na Argentina. A coleta ocorreu em três etapas, sendo a primeira etapa realizada por meio de questionários online, em língua portuguesa. O questionário foi composto por questões que buscavam caracterizar o perfil dos professores, assim como identificar as dificuldades e estratégias utilizadas por eles para trabalhar a temática “Saúde” em sala de aula. Além disso, buscou-se conhecer os temas de saúde que os professores possuem maior interesse. Foi utilizada a rede social Facebook e um grupo no Whatsapp para troca de mensagens e compartilhamento de materiais. Em Uruguaiana e Alegrete participaram 33 professores, e a segunda etapa foi realizada através de uma formação continuada na modalidade a distância por meio da plataforma Hangout, com duração máxima de duas horas e cinco encontros. Os encontros foram gravados por meio do aplicativo online Zoom. Ainda em 9 Uruguaiana e Alegrete, a terceira etapa foi realizada por meio de um encontro presencial para a realização do encerramento das atividades. Em Corrientes participaram 51 professores de língua portuguesa. A segunda etapa em Corrientes foi realizada por meio de um encontro de formação intitulado “Educação, Formação profissional e saúde: questões importantes para serem trabalhadas em sala de aula” na modalidade presencial. A terceira etapa em Corrientes foi realizada por meio da Plataforma Modular Object - Oriented Dynamic Learning Environment na qual os mesmos responderam a situações- problemas e fórum de discussões. Ao final, todos os professores receberam um certificado de formação continuada de 40 horas. A análise dos dados ocorreu seguindo a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados desta tese estão apresentados sob a forma de dois artigos e dois manuscritos submetidos, intitulados: “Contribuições das tecnologias digitais no curso de formação docente sobre saúde”; “Investigação acerca das percepções e estratégias adotadas por professores argentinos para abordagem do tema “saúde” na escola”; “A Utilização do Hangout como Estratégia de Ensino na Formação de Professores” e “Formação de professores realizada por meio de tecnologias digitais”. Conclui-se a partir dos resultados apresentados, que é possível realizar uma formação de professores sobre a temática saúde por meio das tecnologias digitais, como o do Hangout, Facebook, Whatsapp. | pt_BR |
dc.description.abstract | Digital technologies boost people's lives and provide new meaning to the way of learning, enabling new opportunities for teacher training, such as those related to health issues. This research had as general objective to carry out a training of teachers on the health theme using digital technologies. Specifically, we sought to analyze the contribution of using the Hangout tool in the teaching-learning process; identify the subsidies provided by the meetings through the use of the virtual tool by a group of undergraduate and graduate students from different areas of knowledge that make use of this space; know the scientific evidence available in the literature on continuing teacher education carried out through digital technologies; to characterize the profile of teachers who work in schools in Brazil and Argentina and took the training course in distance learning; to know the health-related subjects that teachers believe are important to be worked on in the classroom; to identify what were the contributions regarding the development of a continuing education course, mediated by digital technologies, to teachers of Basic Education and to investigate the perceptions about "Health" and the strategies used by the teachers for the work of the health theme at school. For this, a qualitative research was carried out, with exploratory and descriptive characteristics. Teachers from the cities of Uruguaiana and Alegrete in Brazil, and Corrientes in Argentina participated. The collection took place in three stages, the first stage being carried out through online questionnaires, in Portuguese. The questionnaire was composed of questions that sought to characterize the profile of the teachers, as well as to identify the difficulties and strategies used by them to work on the theme "Health" in the classroom. In addition, we sought to know the health topics that teachers are most interested in. The social network Facebook and a group on Whatsapp were used to exchange messages and share materials. In Uruguaiana and Alegrete, 33 teachers participated, and the second stage was carried out through continuous training in distance learning through the Hangout platform, with a maximum duration of two hours and five meetings. The meetings were recorded using the online Zoom application. Still in Uruguaiana and Alegrete, the third stage was carried out through a face-to-face meeting to carry out the closing of activities. In Corrientes, 51 Portuguese language teachers participated. The second stage in Corrientes was carried out through a training meeting entitled “Education, Professional training and health: important issues to be worked on in the classroom” in the face-to-face modality. The third stage in Corrientes was carried out through the Modular Object Platform - Oriented Dynamic Learning Environment, in which they responded to problem situations and a discussion forum. At the end, all teachers received a 40hour continuing education certificate. Data analysis took place using the Content Analysis technique. The results of this thesis are presented in the form of two articles and two submitted manuscripts, entitled: “Contributions of digital technologies in the teacher training course on health”; “Investigation about the perceptions and strategies adopted by Argentine teachers to approach the theme“ health ”at school”; "The Use of Hangout as a Teaching Strategy in Teacher Education" and "Teacher training carried out through digital technologies". It is concluded from the results presented, that it is possible to carry out teacher training on the health theme through digital technologies, such as Hangout, Facebook, Whatsapp. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Virtual teaching environment | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training digital technologies | en |
dc.subject | Digital social network | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Rede social | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais online | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias digitais na formação de professores sobre a temática saúde | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115493 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2555)