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dc.contributor.advisorHeidemann, Leonardo Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorMoraes, Kaluti Rossi de Martinipt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T04:17:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206651pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo de decisão pela persistência dos estudantes nos cursos de Licenciatura do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS), em particular explorar as possíveis implicações das transformações institucionais vivenciadas no IF/UFRGS nesse processo, a exemplo da reforma curricular implementada em 2018. Amparados na sociologia de Vincent Tinto, adotamos uma lente interacionista na nossa investigação, assumindo que as vivências do estudante no contexto universitário influenciam predominantemente a sua decisão de evadir ou persistir no curso. Mais precisamente, Tinto defende que a persistência do estudante em um curso de graduação é uma manifestação da sua motivação, e que há um conjunto de construtos preditores dessa motivação que variam ao longo do semestre em virtude das experiências vivenciadas no contexto universitário, quais sejam: i) crenças de autoeficácia, que refletem o juízo do estudante sobre suas capacidades para suprirem o conjunto de tarefas inerentes às demandas acadêmicas do curso; ii) senso de pertencimento, que retrata a percepção do estudante quanto a sua relação de pertencimento como membro de uma comunidade (e.g., colegas, veteranos, professores) que valoriza sua participação no contexto universitário; e iii) percepção de currículo, que é o valor e/ou relevância atribuída pelo graduando aos estudos previstos no currículo dos seus cursos. Dirigidos por essas ideias, procuramos compreender em que medida as transformações vividas no contexto do IF/UFRGS podem influenciar a decisão dos seus estudantes de Licenciatura em Física em permanecer no curso. Para tal empreendimento, conduzimos, fundamentados nas ideias de Robert Yin, dois estudos de caso exploratórios. As questões de pesquisa do primeiro estudo foram: i) Quais elementos previstos no modelo de Vincent Tinto contribuem ou não na decisão de permanência dos estudantes durante o primeiro semestre do curso de Licenciatura em Física do IF/UFRGS?; e ii) Quais as transformações do contexto dos cursos de Licenciatura em Física do IF/UFRGS podem ter influenciado as crenças de autoeficácia, senso de pertencimento e percepção de currículo dos estudantes devido à experiência de primeiro semestre? Os resultados do primeiro estudo evidenciaram que os estudantes avaliam as experiências nas disciplinas cursadas no primeiro semestre de forma muito distinta, demonstrando sentimentos mais positivos em relação às atividades desenvolvidas no Instituto de Física do que em relação às realizadas em outras unidades (Instituto de Matemática e Estatística e Faculdade de Educação). Por isso, a questão de pesquisa que dirigiu o segundo estudo exploratório foi: Quais elementos das disciplinas de primeiro semestre do curso de Licenciatura em Física, lotadas no Instituto de Física, contribuem na construção da percepção de currículo distinta em contraste com as demais disciplinas? Os estudos foram realizados durante o ano de 2018. O caso do primeiro estudo, realizado no primeiro semestre, foi uma turma de 21 estudantes que ingressavam no curso de Licenciatura em Física diurno. Os resultados mostram: i) que a perspectiva interacionista de Tinto, nos seus aspectos centrais, apresenta adequação para explicar o processo de permanência dos estudantes de Licenciatura. Ademais, a qualidade da escolha pelo curso por parte dos calouros e a identificação deles com essa graduação figuram como elementos importantes nessa conjuntura; e ii) a importância da instituição de disciplinas que envolvam discussões sobre o Ensino de Física na primeira etapa do curso, principalmente para fomentar entre os calouros uma percepção de relevância dos estudos pre e ii) a importância da instituição de disciplinas que envolvam discussões sobre o Ensino de Física na primeira etapa do curso, principalmente para fomentar entre os calouros uma percepção de relevância dos estudos previstos e para propiciar a eles situações em que identifiquem uma atenção pedagógica por parte docentes. O Estudo 2, fortemente influenciado pelos resultados do estudo anterior, foi realizado no segundo semestre, tendo como caso 24 estudantes que ingressavam no curso de Licenciatura em Física noturno. Os resultados mostram que: as disciplinas da primeira etapa lotadas no IF/UFRGS contribuem para a instituição de uma identidade própria para o curso de licenciatura, que fomenta uma percepção positiva dos estudantes quanto ao sentimento de identificação com o curso. Concluímos que o processo de permanência dos estudantes de Licenciatura pode ser enquadrado a partir do modelo de motivação da persistência de Tinto. Entretanto, estudos futuros são necessários para compreendermos de que maneira se dão as interações entre a qualidade de escolha dos estudantes a identificação deles com o curso com os demais construtos preditores da motivação.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this research is to investigate the decision process of the students' persistence in the context of a Physics teachers’ training course at the Physics Institute of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS), in particular to explore the possible implications of the institutional transformations experienced at the IF/UFRGS in this process, for example: the curricular reform implemented in 2018. Supported by Vincent Tinto's sociology, we adopted an interactionist lens in our investigation, assuming that the student's experiences in the university context predominantly influence the decision to evade or persist in the course. More precisely, Tinto argues that the student's persistence in an undergraduate course is a manifestation of his motivation, besides there are a set of constructs that predict this motivation that vary throughout the semester due to the experiences in the university context, which are: i) self-efficacy beliefs, which reflect the student's judgment of own abilities to attend the set of tasks inherent to the academic demands of the course; ii) sense of belonging, which represents the student's perception of their belonging relationship as a member of a community (e.g., colleagues, veterans, teachers) that values their participation; and iii) perception of curriculum, which is the value and relevance attributed by itself to the studies foreseen in the curriculum of the course. We, supported by these ideas, seek to understand the extent of the changes experienced in the context of the IF/UFRGS could influence the decision of it’s undergraduate students to persist in the course. For this development, we conducted, based on Robert Yin's ideas, two exploratory case studies. The research questions of the first study were: i) Which elements foreseen in the Vincent Tinto model contribute or don’t to the students' decision to persist due to the first semester of the Physics teachers’ training course at IF/UFRGS?; and ii) Which changes in the context of the Physics teachers’ training course at IF/UFRGS may have influenced the self-efficacy beliefs, sense of belonging and perception of curriculum due to their first semester experience? The results of this first study showed that students evaluate the experiences in the first semester’s subjects in a very different way, showing more positive feelings regarding the activities developed at Physics Institute than in relation to those carried out in other Units (Mathematics and Statistics Institute and Faculty of Education). Therefore, the research question that directed the second exploratory study was: What elements of the first semester subjects of the Physics teachers’ training course, located at the Physics Institute, contribute to the difference in perception of curriculum in contrast to the other subjects? The studies were carried out during the year 2018. The case of the first study, in the first semester, was a class of 21 students who enroll the Physics teachers’ training day course. The results show that: I) the Tinto’s interactionist perspective, in its central aspects, is adequate to explain the permanence process of undergraduate students. In addition, the choice’s quality of the course by the freshmen and their identification with this graduation are important elements in this context; and ii) the importance of instituting subjects that involve discussions about Physics’ Teaching in the first stage of the course, mainly to foster among the freshmen a perception of the relevance of the planned studies and to provide them situations in which they identify pedagogical caring from the teachers. The Study 2, strongly influenced by the results of the previo The Study 2, strongly influenced by the results of the previous study, was carried out in the second semester, having as a case 24 students who enroll the Physics teachers’ training night course. The results show that: the subjects of the first stage allocated at IF/UFRGS contribute to the institution of an identity for the degree course, which fosters a positive perception of students regarding the feeling of their identification with the course. We conclude that the permanence process of undergraduate students can be conceived by the Tinto’s persistence motivation model. However, future studies are necessary to understand how the interactions between the quality of students' choice and their identification with the course occur, as well the interaction with the other constructs that predict motivation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectEstudantes de graduaçãopt_BR
dc.titleUma investigação exploratória sobre as implicações das experiências de primeiro semestre de curso na decisão de evadir ou persistir dos estudantes de licenciatura em física da UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113607pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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