Processos de criação permeados por contribuições dramatúrgicas dos espectadores
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca traçar uma reflexão acerca das contribuições do espectador ao longo dos processos de criação de duas produções artísticas: Contratantes (2016) e 90 Ceias (2017). Os espetáculos foram encenados pela autora em contexto de pesquisa de Iniciação Científica e de estágio de gradução e tinham como proposta explorar a participação ativa dos espectadores em processos de composição cênica, através da internet e presencialmente. O corpus de estudo reúne as produções artísticas re ...
O presente trabalho busca traçar uma reflexão acerca das contribuições do espectador ao longo dos processos de criação de duas produções artísticas: Contratantes (2016) e 90 Ceias (2017). Os espetáculos foram encenados pela autora em contexto de pesquisa de Iniciação Científica e de estágio de gradução e tinham como proposta explorar a participação ativa dos espectadores em processos de composição cênica, através da internet e presencialmente. O corpus de estudo reúne as produções artísticas referidas e seus processos de criação, nos quais os espectadores participaram virtualmente e presencialmente em momentos pontuais. A reflexão teórica examina a pesquisa empírica adotando como referência a noção de dramatugista/dramaturg e aponta para as modalidades de interação e as potencialidades da contribuição do espectador aos processos de criação. ...
Abstract
This work aims to draw a reflection on the participation of viewers along the creation processes of two art productions: Contratantes (2016) and 90 Ceias (2017). The plays were performed by the author in the context of scientific initiation research and the purpose was exploring the active participation of the viewers in processes of scenic composition, both online and at live performances. The corpus of the study gathers the referred artistic productions and the corresponding creation processe ...
This work aims to draw a reflection on the participation of viewers along the creation processes of two art productions: Contratantes (2016) and 90 Ceias (2017). The plays were performed by the author in the context of scientific initiation research and the purpose was exploring the active participation of the viewers in processes of scenic composition, both online and at live performances. The corpus of the study gathers the referred artistic productions and the corresponding creation processes, in which the viewers participated virtually and on-site in specific moments. The theoretical reflection examines the empirical research taking as reference the notion of dramaturg and points to the modes of interaction and the potential of the viewer’s contribution to the creation process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License