No te pongas flamenca : corpo memória de uma atriz bailaora
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho propõe a criação de um espetáculo teatral feminista, por meio da articulação entre corporeidade e ritmos da dança flamenca com narrativas autobiográficas. Sob a perspectiva de uma pesquisa guiada pela prática artística, tomo o corpo-memória como matéria, para abordar as frestas encontradas pelas mulheres para existir em uma sociedade patriarcal. Corpo de mulher, objeto, assediado, clandestino, vulnerável e rebelde, como corpo político, corpo na cena atravessado pelos discursos crí ...
Este trabalho propõe a criação de um espetáculo teatral feminista, por meio da articulação entre corporeidade e ritmos da dança flamenca com narrativas autobiográficas. Sob a perspectiva de uma pesquisa guiada pela prática artística, tomo o corpo-memória como matéria, para abordar as frestas encontradas pelas mulheres para existir em uma sociedade patriarcal. Corpo de mulher, objeto, assediado, clandestino, vulnerável e rebelde, como corpo político, corpo na cena atravessado pelos discursos críticos feministas e os estudos decoloniais reconhecendo epistemologias e subjetividades. ...
Abstract
This work proposes the creation of a feminist theatrical performance, through the articulation between corporality and flamenco dance rhythms with autobiographical narratives. From the perspective of a research guided by artistic practice, I take the body-memory as matter, to address the cracks found by women to exist in a patriarchal society. Woman’s body, object, harassed, clandestine, vulnerable and rebellious, as a political body, body in the scene crossed by feminist critical discourses an ...
This work proposes the creation of a feminist theatrical performance, through the articulation between corporality and flamenco dance rhythms with autobiographical narratives. From the perspective of a research guided by artistic practice, I take the body-memory as matter, to address the cracks found by women to exist in a patriarchal society. Woman’s body, object, harassed, clandestine, vulnerable and rebellious, as a political body, body in the scene crossed by feminist critical discourses and decolonial studies recognizing epistemologies and subjectivities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2871)Artes Cênicas (219)
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