Travessias da metamorfose : cartas ao jovem Gregor - uma pedagogia poética da autoficção
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este é um trabalho poético-pedagógico a partir das experiências do docente com o personagem Gregor, da obra A Metamorfose de Franz Kafka, através do espetáculo teatral Metamorphosis, e de encontros teatrais com os adolescentes da FASE (Fundação de Apoio Sócio Educativo). Cartas escritas ao protagonista da obra, uma busca pedagógica, explorando as possibilidades do teatro como um recurso poético, com as próprias experimentações [criações] de si e do mundo. Cartas e ensaios, uma autoficção. Nós s ...
Este é um trabalho poético-pedagógico a partir das experiências do docente com o personagem Gregor, da obra A Metamorfose de Franz Kafka, através do espetáculo teatral Metamorphosis, e de encontros teatrais com os adolescentes da FASE (Fundação de Apoio Sócio Educativo). Cartas escritas ao protagonista da obra, uma busca pedagógica, explorando as possibilidades do teatro como um recurso poético, com as próprias experimentações [criações] de si e do mundo. Cartas e ensaios, uma autoficção. Nós somos aquilo que relatamos e contamos, isto é, somos nossos relatos. A vida real representada, encenada, o trauma como plano de fundo para a memória e a imaginação de tudo que poderia ter sido e não foi. ...
Abstract
This is a poetic-pedagogical work based on the teacher's experiences with the character Gregor, Franz Kafka's The Metamorphosis, through the Metamorphosis theatrical show, and theatrical encounters with the teenagers from FASE (Fundação Socio Educativo Support). Letters written to the protagonist of the work, a pedagogical search, exploring the possibilities of the theater as a poetic resource, with their own experimentations [creations] of themselves and the world. Letters and essays, a self-f ...
This is a poetic-pedagogical work based on the teacher's experiences with the character Gregor, Franz Kafka's The Metamorphosis, through the Metamorphosis theatrical show, and theatrical encounters with the teenagers from FASE (Fundação Socio Educativo Support). Letters written to the protagonist of the work, a pedagogical search, exploring the possibilities of the theater as a poetic resource, with their own experimentations [creations] of themselves and the world. Letters and essays, a self-fiction. We are what we report and tell, that is, we are our reports. Real life represented, staged, trauma as the background for the memory and imagination of all that could have been and was not. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License