Do urdume à trama : Reflexões sobre as metodologias desenvolvidas por professores de artes formados em teatro que atuam no ensino público do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir da metáfora do tear, proponho reflexões sobre o trabalho cotidiano de um professor de arte, formado em teatro, inserido no contexto da educação pública formal no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, faço um breve panorama da educação no Brasil, utilizando pensadores como Demerval Saviani e Ana Mae Barbosa; empregando a metodologia de Jean Claude Kaufmann, na realização da pesquisa de campo, e trago Paulo Freire, para discorrer sobre o cotidiano do professor em sala de aula. Desse m ...
A partir da metáfora do tear, proponho reflexões sobre o trabalho cotidiano de um professor de arte, formado em teatro, inserido no contexto da educação pública formal no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, faço um breve panorama da educação no Brasil, utilizando pensadores como Demerval Saviani e Ana Mae Barbosa; empregando a metodologia de Jean Claude Kaufmann, na realização da pesquisa de campo, e trago Paulo Freire, para discorrer sobre o cotidiano do professor em sala de aula. Desse modo, busco identificar as metodologias de trabalho utilizadas pelos docentes em sala de aula e compreender os processos criativos dos mesmos. ...
Abstract
By making use of a metaphor on the art of loom, the following project offers different perspectives on the daily work of an art teacher who’s completely inserted in the context of formal public education, in the state of Rio Grande do Sul. I'll be introducing a quick outlook over Brazilian education, borrowing the words of thinkers such as Demerval Saviani and Ana Mae Barbosa; Jean Claude Kaufmann's methodology was used for the realization of this research and I also bring the thoughts of Paulo ...
By making use of a metaphor on the art of loom, the following project offers different perspectives on the daily work of an art teacher who’s completely inserted in the context of formal public education, in the state of Rio Grande do Sul. I'll be introducing a quick outlook over Brazilian education, borrowing the words of thinkers such as Demerval Saviani and Ana Mae Barbosa; Jean Claude Kaufmann's methodology was used for the realization of this research and I also bring the thoughts of Paulo Freire to the table so we can think about the everyday life of a teacher’s classroom. That way, I seek to identify the work methodologies used by teachers while in their own professional environments and to fully understand their personal creative processes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License