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dc.contributor.advisorTorrent, Hudson da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBellé, Felipe Augustopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T04:10:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204432pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação procura investigar a existência de ineficiências e de potenciais determinantes na operação das escolas públicas de ensino médio do Estado do Rio Grande do Sul. Aplica-se um modelo de dois estágios utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Censo Escolar e da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. A primeira etapa do processo utiliza a técnica não-paramétrica de Análise Envoltória dos Dados – Data Envelopment Analysis (DEA) – para detectar a fronteira de eficiência das unidades escolares. A segunda utiliza uma regressão truncada com bootstrap dos escores de eficiência sobre variáveis contextuais dos estudantes e das escolas. Os resultados demonstram que na média os níveis de proficiência em matemática dos alunos poderiam ser de 22 a 24% mais elevados, dependendo da amostra considerada. A análise sugere que a complexidade e porte das unidades escolares, as condições socioeconômicas, motivacionais e de apreço ao conteúdo pelos estudantes e algumas características dos docentes podem influenciar a eficiência de operação das unidades escolares. Por fim, a investigação aponta que a complementaridade e transversalidade entre insumos e políticas públicas podem melhorar o desempenho e a eficiência das escolas estaduais.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the existence of inefficiencies and potential determinants in the operation of public high schools in the state of Rio Grande do Sul. A two-stage model is applied using data from the Basic Education Evaluation System, the Brazilian School Census and of the State Treasury Department of Rio Grande do Sul. The first step of the process uses the non-parametric Data Envelopment Analysis (DEA) technique to detect the efficiency frontier of school units. The second is the bootstrap regression using efficiency scores on contextual variables of students and schools. Results show that on average students' math proficiency levels could be 22 to 24% higher depending on the sample considered. The analysis suggests that the complexity and size of the school units, the socioeconomic, motivational and teaching curriculum appreciation conditions by the students and some characteristics of the teachers may influence the operating efficiency of the school units. Finally, the research points out that complementarity and transversality between inputs and public policies can improve the performance and efficiency of state schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDEAen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEfficiency in Educationen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEvaluation of public policiesen
dc.titleEficiência na educação estadual do Rio Grande do Sul : avaliação pelo método de análise envoltória dos dadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.identifier.nrb001109761pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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