A estratégia de internacionalização da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo busca compreender quais são e como se manifestam as estratégias de internacionalização da Escola de Administração da UFRGS com o intuito de colaborar para o seu desenvolvimento. O referencial teórico teve como base os estudos sobre estratégia de Henry Mintzberg, assim como a internacionalização como estratégia nas instituições de ensino superior e em relação aos benefícios da mesma para a comunidade acadêmica. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestrutura ...
O presente estudo busca compreender quais são e como se manifestam as estratégias de internacionalização da Escola de Administração da UFRGS com o intuito de colaborar para o seu desenvolvimento. O referencial teórico teve como base os estudos sobre estratégia de Henry Mintzberg, assim como a internacionalização como estratégia nas instituições de ensino superior e em relação aos benefícios da mesma para a comunidade acadêmica. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com professores ligados à internacionalização da EA e estudantes da graduação em administração envolvidos com processos de mobilidade acadêmica. Através das análises das entrevistas, se buscou relacionar as iniciativas e ações de internacionalização da Escola com as definições de estratégia segundo Mintzberg. Foram identificadas estratégias empreendedora, guarda-chuva, emergente e deliberada ao longo das análises do contexto de internacionalização da Escola de Administração. Por fim, foram elaboradas sugestões de ações e iniciativas a serem realizadas em busca de maiores contribuições para maior articulação da internacionalização da EA. ...
Abstract
The present study seeks to understand what are and how the strategies of internationalization of the School of Administration of UFRGS are manifested in order to collaborate for its development. The theoretical framework was based on the studies of strategy of Henry Mintzberg, as well as the internationalization as strategy in the institutions of higher education and in relation to the benefits of the same for the academic community. A qualitative research was carried out, with semi-structured ...
The present study seeks to understand what are and how the strategies of internationalization of the School of Administration of UFRGS are manifested in order to collaborate for its development. The theoretical framework was based on the studies of strategy of Henry Mintzberg, as well as the internationalization as strategy in the institutions of higher education and in relation to the benefits of the same for the academic community. A qualitative research was carried out, with semi-structured interviews with teachers related to the internationalization of EA and undergraduate students in administration involved with processes of academic mobility. Through the analysis of the interviews, we sought to relate the initiatives and actions of internationalization of the School with the definitions of strategy according to Mintzberg. Entrepreneurial, umbrella, emergent and deliberate strategies are identified, throughout the analysis of the context of internationalization of the School of Administration. Finally, suggestions were made for actions and initiatives to be carried out in search of greater contributions to better articulate the internationalization of EA. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License