Proposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leitura
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Didactic proposal of learning with digital technologies in the project Book and Reading
Assunto
Resumo
Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gên ...
Este trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo. ...
Abstract
This scholarly work presents a didactic proposal for the 3rd year of elementary school in the context of the Project Book and Reading (PLL), EMEF General Neto, in the municipality of Canoas/RS. The proposal aims to encourage the practice of reading and writing improvement of students through textual genre comics (Comics). The project was divided into six classes of 2 hours each, once a week. During this period, worked the characteristics and structure of the genre through the slideshow, explana ...
This scholarly work presents a didactic proposal for the 3rd year of elementary school in the context of the Project Book and Reading (PLL), EMEF General Neto, in the municipality of Canoas/RS. The proposal aims to encourage the practice of reading and writing improvement of students through textual genre comics (Comics). The project was divided into six classes of 2 hours each, once a week. During this period, worked the characteristics and structure of the genre through the slideshow, explanatory text, videos, textual production activities and the production of Comics in the software Hagáquê. This work aimed to contribute to teachers who work in the final stage of the cycle, seeking to improve the literacy skills of reading and writing of students with the help of digital technologies. It was concluded that the didactic sequence has provided significant advances in the development of reading and writing skills of the students and that the genre Comics and digital technologies were instrumental in this process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License