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dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Vania Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:03:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203822pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento informacional na perspectiva do processo de busca da informação dos discentes das licenciaturas em Ciências Biológicas da UFRPE. Utilizou como referenciais teóricos para competência em informação autores como: Berrío-Zapata et al. (2016), Vitorino e Piantola (2009), Dudziak (2016), Campello (2003), American Library Association (1989), Kuhlthau (2013), Carenagto (2000), Hatschbach (2002), Campello e Abreu (2005) e Borges e Silva (2006). E para reflexão sobre o comportamento informacional e apresentação dos modelos elaborados na área os autores: Savolainen (2007), Dervin e Nilan (1986), Capurro (2003), Gasque e Costa (2010), Pettigrew, Fidel e Bruce (2001), Wilson (2000), Dervin (1983), Martinez-Silveira e Oddone (2007), Kuhlthau (1983, 1991, 1999), Campello e Abreu (2005). Esta pesquisa é do tipo qualitativo e quantitativo, quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo e quantos aos fins é uma pesquisa descritiva. O corpus analisado foi composto por alunos das Licenciaturas de Ciências Biológicas e Química, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Sede, que cursavam do 6º ao 10º período. Foram adotados com procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, a análise documental, a entrevista e o questionário. Para análise dos resultados foi utilizado o modelo de processo de busca de informação de Kuhlthau (1991) e o marco do letramento informacional da ACRL (2016). Como resultados principais foram extraídas algumas constatações: quanto ao estímulo a pesquisa, os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas são estimulados à pesquisa durante toda sua formação, enquanto que os alunos da Licenciatura em Química afirmam que o estímulo à pesquisa ocorre mais nos períodos finais do curso; Quanto às estratégias de busca de informação, os dois cursos demonstraram que realizam suas buscas e o refinamento dos seus resultados de pesquisa por meio de tentativas de erro e acerto. O processo de busca de informação das duas licenciaturas é realizado de forma irrefletida e através do pouco conhecimento que adquiriram durante sua formação através das disciplinas que o estimularam. No que diz respeito aos sentimentos, os alunos da Licenciatura em Química apresentaram um índice muito consistente de dúvida e insegurança durante todo o processo, enquanto os das Ciências Biológicas apresentarem sentimentos mais positivos no processo de busca de informação e índices mais baixos de sentimentos como dúvida e insegurança. A pesquisa revelou ainda que os alunos da Química e Ciências Biológicas demonstraram ter algumas habilidades quanto ao processo de busca de informação como: uso de fontes de informação, a avaliação da informação e facilidade do uso de buscadores como Google. Foi possível perceber também que esses alunos precisam de orientação e mediação para desenvolver práticas que colaborem para o melhor desenvolvimento de suas habilidades. Considera-se que os alunos mostraram aptos para o uso de instrumentos de busca, como os conhecidos buscadores da internet, mas demonstram insegurança para desenvolver as etapas do processo de busca de informação.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze informational behavior through the information search process of Degree in Biology students from UFRPE. About Information competence, it was used the follow theorist references: Berrío-Zapata et al. (2016), Vitorino e Piantola (2009), Dudziak (2016), Campello (2003), American Library Association (1989), Kuhlthau (2013), Carenagto (2000), Hatschbach (2002), Campello and Abreu (2005), and Borges and Silva (2006). Thinking about informational behaviour and presentation of models, it was used the follow theorist references: Savolainen (2007), Dervin e Nilan (1986), Capurro (2003), Gasque and Costa (2010), Pettigrew, Fidel and Bruce (2001), Wilson (2000), Dervin (1983), Martinez-Silveira and Oddone (2007), Kuhlthau (1983, 1991, 1999), Campello and Abreu (2005). This work is qualitative and quantitative type, related to the means, it is field research, and related to the objectives, as descriptive research. The corpus analyzed was composed by students of Biology degree and Chemistry degree from Universidade Federal Rural de Pernambuco, main campus, cursing from the 6th to 10th period. Methodologic procedures adopted were bibliographic research, documental analysis, interview, and questionnaire. For results analysis was used information search model of Kuhlthau (1991), and informational lettering milestone from ACRL (2016). As main results were observed: (1) About research stimulation, biology degree students are engaged to research due their formation, while chemistry degree students affirm that research stimulation occurs mainly in ending phase of the course; (2) About information search strategies, both courses demonstrate that realize their searches and refine results search based on error and hit try. The information search process of both courses is held in an unthinking way and through low knowledge that was acquired during their formation in disciplines that stimulate it. Related to feelings, chemistry degree students presented a consistent index of doubt and insecure in the process, while biology degree students presented positive feelings in the process of information search and low index of doubt and insecurity. The research also revealed that biology degree and chemistry degree students have some abilities in the information search process: using information source, information evaluation, and search tools facilities. It was possible also perceive that those students need orientation and mediation to develop practices that collaborate to improve their abilities. This research considerate that students fitted to use search tools as internet search tools but demonstrate insecurity in developing the phases of the information search process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformational behaviouren
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInformation search processen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInformation competenceen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.titleComportamento informacional : ações, emoções e atos na busca da informação de discentes do ensino de ciências da UFRPEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001107644pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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