A procura da fórmula : teatro e matemática
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa pretende compreender possíveis conexões entre o Teatro e a Matemática no diálogo entre a literatura sobre a temática e uma prática em sala de aula, tendo como pergunta diretriz: Que imagens os alunos atribuem à Matemática quando atuam como autores e atores em uma peça teatral com enredo matemático? Para respondê-la foi desenvolvido um projeto multidisciplinar com turmas de 6º e 9º ano na EMEF Santos Dumont de Canoas/RS durante o período de quatro meses no ano de 2017. Essas turmas ...
Esta pesquisa pretende compreender possíveis conexões entre o Teatro e a Matemática no diálogo entre a literatura sobre a temática e uma prática em sala de aula, tendo como pergunta diretriz: Que imagens os alunos atribuem à Matemática quando atuam como autores e atores em uma peça teatral com enredo matemático? Para respondê-la foi desenvolvido um projeto multidisciplinar com turmas de 6º e 9º ano na EMEF Santos Dumont de Canoas/RS durante o período de quatro meses no ano de 2017. Essas turmas tiveram aulas de Teatro no período semanal de Artes, em que jogos teatrais foram propostos a fim de que os alunos criassem e atuassem em uma peça com enredo matemático. A turma de 6º ano não chegou a criar uma peça. Já a turma de 9º ano criou e apresentou a peça A procura da fórmula. Essa é um exemplo de uma Performance Matemática por comunicar ideias matemáticas por meio das Artes. No que se refere ao ensino da Matemática, discutem-se as imagens da Matemática representadas pelos alunos durante as aulas de Teatro, construção e apresentação da peça. Para a execução do projeto multidisciplinar firmou-se uma parceria com uma aluna do curso de Licenciatura em Teatro, sendo que foi ela quem ministrou as aulas de Teatro, reforçando assim a importância do profissional dessa área, assim como o próprio Teatro no currículo escolar. A Metodologia utilizada foi a da Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de diário de campo, filmagem das aulas de Teatro, registros escritos dos alunos e entrevista com um aluno. As Imagens da Matemática apresentadas pelos alunos ao final do projeto foram de uma Matemática enigmática e desafiadora, além de evidenciarem aspectos históricos da mesma. ...
Abstract
This research pretends to comprehend possible connections between Theater and Mathematics in the dialogue between the literature in the topic and the classroom practice, having by guiding question: What images the students assign to Mathematics when act like authors and actors in some theatrical play with a mathematical storyline? To answer that question was developed a multidisciplinary project on 6th and 9th year classes on EMEF Santos Dumont, Canoas/RS during a period of four months in the y ...
This research pretends to comprehend possible connections between Theater and Mathematics in the dialogue between the literature in the topic and the classroom practice, having by guiding question: What images the students assign to Mathematics when act like authors and actors in some theatrical play with a mathematical storyline? To answer that question was developed a multidisciplinary project on 6th and 9th year classes on EMEF Santos Dumont, Canoas/RS during a period of four months in the year of 2017. That classes took drama classes during the time assigned to the Arts class, in which they theatrical games were proposed in order to the students would create and perform in a theatrical play with mathematical storyline. The 6th class hasn’t created any presentation. Instead, the 9th class created and presented a play called A procura da fórmula. That’s an example of Mathematical Performance due to communicate mathematical ideas through the Arts. In what refers to the mathematics teaching, the images of Mathematics represented by the students during the drama classes, construction and perform are discussed. To the execution of the multidisciplinary project, a partnership with a student of Theater Degree was established. She gave the drama classes, reinforcing the importance of the professional of theater, beyond the importance of Theater in the school curriculum. The methodology used was qualitative research. The data collection was done through field notepad, filming the drama classes, written records from the students and an interview with a student. The Images of Mathematics presented by the students at the end of the project was of some enigmatical and challenging mathematic, besides highlighting some historical aspects of the same. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
Este item está licenciado na Creative Commons License