Adesão de acadêmicos de Odontologia à utilização de equipamentos de proteção individual e procedimentos para controle de infecção cruzada
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Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar a adesão dos alunos quanto à utilização de equipamentos de proteção individual e utilização de barreiras de proteção para controle de infecção cruzada, em Clínica Odontológica de graduação e determinar o efeito de vídeo educativo nesse processo. Foi realizado um estudo observacional longitudinal prospectivo, em que 21 alunos foram avaliados inicialmente, sete dias após envio de uma mídia audiovisual educativa em plataforma Moodle, sete dias após apresentação ...
O objetivo desse estudo foi avaliar a adesão dos alunos quanto à utilização de equipamentos de proteção individual e utilização de barreiras de proteção para controle de infecção cruzada, em Clínica Odontológica de graduação e determinar o efeito de vídeo educativo nesse processo. Foi realizado um estudo observacional longitudinal prospectivo, em que 21 alunos foram avaliados inicialmente, sete dias após envio de uma mídia audiovisual educativa em plataforma Moodle, sete dias após apresentação da mídia de forma presencial e em três meses o mesmo procedimento foi repetido. Os dados foram coletados em formulários e então tabulados em planilha de dados. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os acadêmicos se protegem de forma satisfatória (100% dos alunos utilizam gorro, máscara, jaleco e sapato fechado), mas alguns variaram quanto ao uso de óculos de proteção (38,1% a 95,2%), e esse comportamento se manteve em todas as avaliações. Entretanto, utilizam com pouca frequência todos os itens de proteção do paciente variando os índices de 0% a 14,3% nas avaliações. Em relação ao equipamento odontológico, os acadêmicos passaram a proteger mais partes do equipamento após assistirem ao vídeo, na avaliação inicial a maioria dos alunos protegiam com mais frequencia a mesa clínica e o encosto da cabeça, e após intervenção (E1+E2) o aspirador, refletor, braço da cadeira e seringa tríplice foram protegidos pela maioria dos participantes. A estratégia de educação com mídia audiovisual impactou positivamente, já que os resultados foram significativos imediatamente após a apresentação do vídeo, porém, esses resultados não se mantiveram ao longo do tempo, corroborando a necessidade de uma educação permanente em biossegurança dentro dos centros acadêmicos. ...
Abstract
The objective of this study was to evaluate the student's behavior regarding the use of individual protection equipment and procedures for the control of cross infection, in a Graduate Dental Clinic and to determine the effect of educational video in this process. A prospective longitudinal observational study was carried out, in which 21 students were evaluated initially, seven days after sending an educational audiovisual media in Moodle platform, seven days after media presentation in person ...
The objective of this study was to evaluate the student's behavior regarding the use of individual protection equipment and procedures for the control of cross infection, in a Graduate Dental Clinic and to determine the effect of educational video in this process. A prospective longitudinal observational study was carried out, in which 21 students were evaluated initially, seven days after sending an educational audiovisual media in Moodle platform, seven days after media presentation in person and after three months the same procedure was repeated. The data were collected in forms and then tabulated in a data sheet. Descriptive and inferential statistical analyzes were performed. Academics protect themselves satisfactorily (100% of students wear a disposable caps, mask, lab coat, and closed shoes), but some have varied regarding the use of goggles (38.1% to 95.2%), and this behavior persisted in all evaluations. However, they use infrequently all patient protection items varying from 0% to 14.3% in the evaluations. Regarding the dental equipment, the students began to protect more parts of the equipment after watching the video, in the initial evaluation most of the students protected more frequently the clinical table and the back of the head, and after intervention(E1+E2) the aspirator, reflector, arm of the chair and triple syringe were protected by the majority of participants. The strategy of education with audiovisual media positively impacted, since the results were significant immediately after the video presentation, however, these results were not maintained over time, corroborating the need for a permanent education in biosafety within the academic centers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
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TCC Odontologia (962)
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