Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo ...
Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino. ...
Abstract
This work refers to a reflexive analysis of a bibliographic and documental and investigative research of Distance Education with all its own, inherent and characteristic. After observing the history built by Distance Education, it will stop in the contemporary context where the modality gains strenght and attractiveness due to the information and communication technologies provided by the internet, which allows the pedagogical doing and learning independent of time and time fixed physical space ...
This work refers to a reflexive analysis of a bibliographic and documental and investigative research of Distance Education with all its own, inherent and characteristic. After observing the history built by Distance Education, it will stop in the contemporary context where the modality gains strenght and attractiveness due to the information and communication technologies provided by the internet, which allows the pedagogical doing and learning independent of time and time fixed physical spaces opening a range of negotiations with the daily activities of any professional. It is intended a demonstration and analysis of the positive and negative points, the teaching strategies used in distance education, within the contemporary construction, which constitute the process of teaching and learning in this way of promoting education. To conclude, a more detailed verification of the competences of the tutorial, function, is fundamental for an effective construction of learning with autonomy, cooperation and collaboration. The conclusion is that some changes are needed around teaching methodologies that promote significance for autonomous, cooperative learning, thus raising the quality of the educational process in this type of teaching. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de especialização em informática instrumental para professores da educação básica.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License