Geogebra e isometrias : a ação de arrastar na construção de conceitos
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Neste trabalho, discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra, bem como, o desencadeamento do pensamento matemático a partir da interação entre aluno e software. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Te ...
Neste trabalho, discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra, bem como, o desencadeamento do pensamento matemático a partir da interação entre aluno e software. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia. ...
Abstract
This paper discusses the potential of dynamic geometry environments for the construction of isometry concepts. This paper discusses the role of dragging in the manipulation of dynamic activities on isometries using GeoGebra, as well as the triggering of mathematical thinking from student interaction with software. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities solved by students of the 3rd year of High School, of the Public Network, based on the Theory of Cognitive ...
This paper discusses the potential of dynamic geometry environments for the construction of isometry concepts. This paper discusses the role of dragging in the manipulation of dynamic activities on isometries using GeoGebra, as well as the triggering of mathematical thinking from student interaction with software. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities solved by students of the 3rd year of High School, of the Public Network, based on the Theory of Cognitive Technologies and in the cognitive analyzes of the drag. The results point to the understanding of concepts that involve the isometries, which arise from manipulation in software, in the form of entrainment, leading to the construction of mathematical thoughts in conjunction with technology. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)
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