Smartphones : instrumentos de apoio ao ensino de matemática no ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Com esta pesquisa pretende-se verificar as possibilidades de inclusão do uso de smartphones, nas aulas de matemática, no ensino fundamental. O tema abordado foi: Smartphones - Instrumentos de apoio ao ensino de matemática no Ensino Fundamental. O problema investigado: Como um aparelho de smartphone pode colaborar com a aprendizagem dos conteúdos de matemática? Tem como objetivo geral, verificar os benefícios da utilização de smartphones na aprendizagem dos conteúdos de matemática. A Metodologia ...
Com esta pesquisa pretende-se verificar as possibilidades de inclusão do uso de smartphones, nas aulas de matemática, no ensino fundamental. O tema abordado foi: Smartphones - Instrumentos de apoio ao ensino de matemática no Ensino Fundamental. O problema investigado: Como um aparelho de smartphone pode colaborar com a aprendizagem dos conteúdos de matemática? Tem como objetivo geral, verificar os benefícios da utilização de smartphones na aprendizagem dos conteúdos de matemática. A Metodologia deste trabalho refere-se a pesquisa qualitativa e descritiva, às entrevistas dos alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre a disponibilidades de aquisição de smartphone e relevância do uso e a sugestão do uso do aplicativo GeoGebra. Ao final desta pesquisa pretende-se mostrar o papel do smartphone como aliado ao pensamento digital do aluno, se pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem, possibilitando aproximação entre as tecnologias digitais e as atividades de matemática e excitar o interesse e a curiosidades dos educandos, melhorando a aprendizagem e não apenas como um veículo de comunicação. Este trabalho mostra que há maior envolvimento nas aulas, quando se usa instrumentos tecnológicos, para desenvolver o raciocínio lógico dos educandos. ...
Abstract
Through this research, it intends to verify the possibilities of inclusion of the use of smartphones, in math classes, in elementary school. The theme addressed was: Smartphones - Instruments to support mathematics teaching in Elementary School. The problem investigated: How a smartphone device can contribute to the learning of math contents. Its general objective is: To verify the benefits of using smartphones in learning math contents. The Methodology of this work refers to the research quali ...
Through this research, it intends to verify the possibilities of inclusion of the use of smartphones, in math classes, in elementary school. The theme addressed was: Smartphones - Instruments to support mathematics teaching in Elementary School. The problem investigated: How a smartphone device can contribute to the learning of math contents. Its general objective is: To verify the benefits of using smartphones in learning math contents. The Methodology of this work refers to the research qualitative and descriptive, the interviews of the students, final years of elementary school, about the availability of smartphone acquisition and relevance of the use, the suggestion using GeoGebra application. At the end of this research, it intends to show the smartphone’s role as an ally to the digital thinking of the students, if it can help the teaching-learning process, enabling the approximation between digital technologies and mathematical activities and excite the students’ interest and curiosities, improving learning not only as means ofcommunication. This does not show that can take advantage of the use of tools technological in math class, to develop the logical reasoning in the students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License