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dc.contributor.advisorOro, Ari Pedropt_BR
dc.contributor.authorSouza, José Otávio Catafesto dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T02:30:05Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198326pt_BR
dc.description.abstractEsta tese propõe e aplica uma interpretação etnológica das formas de integração civilizada de alteridades culturais originárias no atual Rio Grande do Sul, • avaliadas em relação à hierarquia social instaurada historicamente no sul do Brasil. Essa hierarquização está representada e regimentada segundo critérios implícitos do que esta pesquisa designa como "eurocentrismo nativizado".' São apresentadas quatro situações etnográficas,' cada uma como um tipo de resposta autóctone à unicidade compulsória trazida pelo Estado-nação Brasil, como uma reação geograficamente localizada e definida segundo os sucessivos velamentos oficiais e conseqüente denegação dos seus direitos originários ao longo do tempo. Num extremo, está a invisibilidade como alternativa de sobrevivência, na alteridade, dos grupos familiares dispersos das Missões, em resposta à crença oficial sobre sua extinção pregressa como povo. No outro extremo, estão os Kaingang como exemplo de nação indígena em inteira visibilidade étnica. Entre esses dois pólos âe nenhuma ou de máxima visibilidade, colocam-se o caso do movimento da Borboleta como um exemplo de desinvisibiHzação e etnificações pela indianidade, e, o dos Mbyá como exemplo d~ visibilidade étnica insólita, índios-fora-de-lugar ao olhos civilizados.pt_BR
dc.description.abstractIn this thesis we propose and apply an ethnical interpretation of the (various) civilized integrations forms of cultural diversities of aborígenes in the present Rio Grande do Sul, (which are) evaluated in relation to the social hierarchy historically settled in the Souuthern part of Brazil. This hierarchy is represented and regimented according to implicit criteria of what this investigation denomines "nativized eurocentrism". Four ethnographic situations are presented, each one as a kind of authentic response to the compulsory unicity brougth about by the states-nation Brazil, as a geographically local reaction and defined according to the sucessiva official concealments and consequent denial of their consuetudinary right along the times. In one extreme, it is the invisibility as an alternativa of survival, in the diversity I of scattered family groups of Missões, in response to the official believe about their early extintion as a people. On the other extermel there are the Kaingang as an example of indian nation in complete ethnic visibility. Among these two extreme peoples, of any o r maximal visibility I it lies the case of Borboleta movement as an example os des-invisibility and ethnification through "indianity" and atso the case of the Mbya-Guarani as an examp~ of unusual ethnic visibility, (as to say) indians out-of-place to the civilized eyes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectAntropologia culturalpt_BR
dc.subjectAlteridade cultural : Rio Grande do Sul Brasilpt_BR
dc.subjectEtnografia indigena : Rio Grande do Sul : Brasilpt_BR
dc.subjectÍndios americanos (Brasil) : Índios brasileiros (Rio Grande do Sul) : Índios sul-rio-grandensespt_BR
dc.subjectTesept_BR
dc.titleAos "fantasmas das brenhas" : etnografia, invisibilidade e etnicidade de alteridades originarias no sul do Brasil (Rio Grande do Sul)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000180549pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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