Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O uso das tecnologias tem transformado o modo e a velocidade como as pessoas obtêm informações. O que antes se levava horas procurando em livros, hoje através de um clique, se obtém respostas rápidas e precisas. Na sala de aula não pode ser diferente, o professor tem que apreender a combinar a educação tradicional com o uso da tecnologia, procurando se tornar um facilitador na construção do conhecimento e não mais um “detentor do saber”. Ao professor cabe entender que a inclusão digital tem um ...
O uso das tecnologias tem transformado o modo e a velocidade como as pessoas obtêm informações. O que antes se levava horas procurando em livros, hoje através de um clique, se obtém respostas rápidas e precisas. Na sala de aula não pode ser diferente, o professor tem que apreender a combinar a educação tradicional com o uso da tecnologia, procurando se tornar um facilitador na construção do conhecimento e não mais um “detentor do saber”. Ao professor cabe entender que a inclusão digital tem um papel muito importante no processo de aprendizagem. Pensando assim, este trabalho visa apresentar os resultados obtidos através da pesquisa e prática de maneiras dinâmicas de utilizar a tecnologia em sala de aula, buscando transformar as aulas tradicionais, apresentando aulas mais criativas, motivando e facilitando o aprendizado dos alunos. Com o objetivo de deixar as aulas tradicionais mais instigantes e desafiadoras para os alunos de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, procurou-se com a inserção da tecnologia criar momentos lúdicos onde foi utilizado datashow para apresentar os conteúdos através de imagens e vídeos explicativos. Além disso, foi incentivado o uso do celular como uma ferramenta pedagógica, onde os alunos recebiam o conteúdo em diversos formatos através do bluetooth e realizaram a leitura e as atividades propostas pela professora. Essa experiência proporcionou momentos únicos, onde foi possível observar que além de uma possibilidade é uma necessidade transformar as aulas com o auxílio das tecnologias para atender a demanda de alunos. Foi notável o envolvimento dos alunos nas situações que envolviam seus conhecimentos para uso das tecnologias, bem como a melhoria na aprendizagem através das notas obtidas a cada trimestre que o uso da tecnologia se fez presente em sala de aula. Também pode–se perceber, que os alunos melhoraram a frequência e se mostraram mais envolvidos e participativos nas novas experiências apresentadas. ...
Abstract
The use of technologies has transformed the way and the speed, how people get information. What used to take hours searching for books, today through a click, you get quick and accurate answers. In the classroom can not be different, the teacher has to learn to combine traditional education with the use of technology, seeking to become a facilitator in the construction of knowledge and no longer a "keeper of knowledge." The teacher should understand that digital inclusion plays a very important ...
The use of technologies has transformed the way and the speed, how people get information. What used to take hours searching for books, today through a click, you get quick and accurate answers. In the classroom can not be different, the teacher has to learn to combine traditional education with the use of technology, seeking to become a facilitator in the construction of knowledge and no longer a "keeper of knowledge." The teacher should understand that digital inclusion plays a very important role in the learning process. This work aims to present the results obtained through research and practice in dynamic ways of using technology in the classroom, seeking to transform traditional classes, presenting more creative classes, motivating and facilitating student learning. In order to make the traditional classes more challenging and challenging for the students of a fifth grade class of Elementary School, the insertion of the technology was designed to create playful moments where datashow was used to present the contents through images and explanatory videos. In addition, the use of the cell phone was encouraged as a pedagogical tool, where the students received the content in several formats through bluetooth and performed the reading and activities proposed by the teacher. This experience provided unique moments, where it was possible to observe that besides a possibility is a necessity to transform classes with the help of technologies to meet the demand of students. It was remarkable the involvement of the students in the situations that involved their knowledge to use the technologies, as well as the improvement in learning through the grades obtained each quarter that the use of the technology was present in the classroom. It can also be noticed that the students improved the frequency and were more involved and participative in the new experiences presented. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License