Benzedeiras e Educação do Campo entre diálogos e reflexões : encontros de saberes populares em Capivari do Sul/RS
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Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho investigativo teve por objetivo mediar os diálogos que se constituíram entre os espaços e tempo do curso de Licenciatura em Educação do Campo e os saberes populares das senhoras benzedeiras de Capivari do Sul. O problema que conduz a pesquisa traduz-se na seguinte questão: de que forma os saberes populares das benzedeiras podem contribuir para a formação docente de uma educação no/do campo? Para responder essa questão foram entrevistadas três benzedeiras que vivem no municíp ...
O presente trabalho investigativo teve por objetivo mediar os diálogos que se constituíram entre os espaços e tempo do curso de Licenciatura em Educação do Campo e os saberes populares das senhoras benzedeiras de Capivari do Sul. O problema que conduz a pesquisa traduz-se na seguinte questão: de que forma os saberes populares das benzedeiras podem contribuir para a formação docente de uma educação no/do campo? Para responder essa questão foram entrevistadas três benzedeiras que vivem no município de Capivari do Sul, no litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, buscou-se preservar e valorizar os saberes das senhoras através da história oral e da sistematização de experiências, construir relações entre as benzedeiras e a EDUCAMPO e alicerçar o quanto os saberes populares possibilitam o fortalecimento da EDUCAMPO como educação libertadora. O referencial teórico que sustenta a investigação conta, principalmente, com autores tais como Freire (1983; 1987; 2002), Brandão (1986), Boff (1999), Chassot (2004) e Morin (2000). Como resultados afirma-se a necessidade de legitimação e preservação dos saberes oriundos dos povos tradicionais. No que tange a formação docente dos professores da Educação do Campo salienta-se o compromisso desses com os sujeitos do campo. Dessa forma, interessa a todo o docente dar visibilidade a tais saberes populares. ...
Abstract
This investigative work, had as objective make a mediation between the dialogues built during the course of Degree in Rural Education and popular knowledge of Capivari do Sul healer’s. The guiding question of the research is: How the healer’s popular knowledge can contribute to the teacher formation on the Rural Education? To answer this question were interviewed three healers, they live in Capivari do Sul, on the Rio Grande do Sul north coast. Thus, it was sought to preserve and value this hea ...
This investigative work, had as objective make a mediation between the dialogues built during the course of Degree in Rural Education and popular knowledge of Capivari do Sul healer’s. The guiding question of the research is: How the healer’s popular knowledge can contribute to the teacher formation on the Rural Education? To answer this question were interviewed three healers, they live in Capivari do Sul, on the Rio Grande do Sul north coast. Thus, it was sought to preserve and value this healer’s knowledge through oral history and the systematization of experiences, weave relation between the healers and the EDUCAMPO and to establish how the popular knowledge strengthens the EDUCAMPO as a liberating education. The theoretical framework that supports the research has authors such as: Freire (1983; 1987; 2002), Brandão (1986), Boff (1999), Chassot (2004) and Morin (2000). The results affirm the need for legitimation and preservation of traditional people’s knowledge. In relation to teacher training for Education in Rural areas, we emphasize their commitment to the subjects of the field people. Therefore, it is in the interest of all teachers to give visibility to such knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
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