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dc.contributor.advisorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Anderson Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-28T02:35:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196347pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese de doutorado é o é o de propor um modelo teórico para a compreenção da importância do apoio social no desenvolvimento dos jovens adultos durante a fase da adultez emergente e o papel das habilidades sociais dos jovens na formação da rede de apoio, nomeado de Escudo Social. Para tanto, foram realizados estudos empíricos com o objetivo de avaliar o impacto do apoio social na qualidade de vida e na presença de transtornos mentais. Também foi realizado um estudo utilizando path analise com o objetivo de entender o papel das habilidades sociais e dos relacionamentos interpessoais na percepção de apoio social dos jovens. Os resultados indicam que o apoio social é importante fator de proteção e que tanto as habilidades sociais dos jovens quanto os relacionamentos interpessoais desenvolvidos por eles influenciam na quantidade de apoio recebido pelos jovens.pt
dc.description.abstractThe objective of this doctoral thesis is to propose a theoretical model to understand the importance of social support in the development of young adults during the stage of emergent adulthood and the role of the social skills of young people in the formation of the support network, named of Social Shield.. For that, empirical studies were carried out to evaluate the impact of social support on the quality of life and the presence of mental disorders. A study was also carried out using path analysis to understand the role of social skills and interpersonal relationships in the perception of social support of the young. The results indicate that social support is an important protective factor and that both the social skills of young people and the interpersonal relationships developed by them influence the amount of support received by young people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial supporten
dc.subjectAdultez emergentept_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectRedes de apoio socialpt_BR
dc.subjectEmerging adulthooden
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.titleEscudo social : uma proposta de compreensão para a relação entre habilidades sociais e apoio social na adultez emergentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coDutra-Thomé, Lucianapt_BR
dc.identifier.nrb001095281pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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