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dc.contributor.advisorPereira, Alexsandro Pereira dept_BR
dc.contributor.authorFreitas, Daniel Batista dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-26T02:38:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193536pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como pano de fundo o discurso dos movimentos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) difundidos no Brasil. Por meio da realização de dois grupos focais, procurou-se evidenciar quais modos de discurso que alguns estudantes (de final de curso) do Curso de Licenciatura em Física da UFRGS lançam mão quando abordam questões sociocientíficas socioculturalmente situadas no contexto brasileiro de desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. O dispositivo de análise em modos de discurso foi inspirado no trabalho de James V. Wertsch (1987), o qual é uma construção que classifica uma dada posição discursiva com base em duas dimensões, quais sejam, escopo de identificação (universal – particularista) e forma de legitimação (contextualizada – descontextualizada), que geram um quadro interpretativo das posições assumidas pelos indivíduos no debate. Os objetivos foram de identificar quais as posturas prováveis de serem assumidas durante os debates propostos e quais vozes eram evocadas para “povoar” o discurso, com especial atenção se seriam evocadas vozes de um único movimento CTS ou de mais de um. Os temas levados para os debates foram: “a participação do Brasil no CERN”, que abordava o processo de associação formal do país com essa instituição, e “o Projeto Gráviton”, que abordava o desenvolvimento de um projeto brasileiro que buscou se inserir na disputa mundial pela detecção da previsão teórica das ondas gravitacionais. O resultado obtido foi que o modo de discurso mais provável de ser assumido é aquele em que o sujeito assume um escopo de identificação particularista e usa uma forma de legitimação contextualizada. Também, identificou-se que as vozes do CTS foram pouco evocadas em comparação com outras como, por exemplo, da própria experiência do estudante.pt
dc.description.abstractThis master thesis has its background in the Science, Technology, and Society (STS) movement discourse such as spread in Brazil. By means of the realization of two focal groups, we sought to highlight the modes of discourse that some students assume (end-of-course ones), undergraduates in Physics Teaching at UFRGS, while addressing issues socioculturally situated in the Brazilian setting of the development of Science and Technology. The analytical device in modes of discourse was inspired by in the work of James V. Wertsch (1987), that is a work that classifies a given discoursive position based on two dimensions, such as, scope of identification (universal – particularistic) and form of legitimation (contextualized - decontextualized), that generate an interpretative picture of the positions taken by individuals in a debate. The goals were to identify which positions were likely to be taken over during the debates, and voices that were evoked to “fulfill” the discourse, with special attention if it would be evoked voices of a single STS movement or more than one. The themes taken for the debates were: “Brazil’s participation in CERN”, in which we addressed the process of country’s formal association with this institution, and “the Graviton Project”, in which we addressed the development of a Brazilian project that seeks to contribute, in the world dispute, with the detection of the theoretical prediction of gravitational waves. The result obtained was that the most likely to be assumed discourse is one in which the subject assumes a particularistic scope of identification, and uses a contextualized form of legitimation. In addition, we conclude that the STS voices were less evoked in comparison with others, such as the the student’s own experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectModes of discourseen
dc.subjectScience-Technology-Society (STS)en
dc.subjectAbordagem socioculturalpt_BR
dc.subjectLicenciandopt_BR
dc.subjectSociocultural approachen
dc.subjectUndergraduates in physics teachingen
dc.titleModos de discurso usados por licenciandos em física da UFRGS em questões sociocientíficaspt_BR
dc.title.alternativeModes of discurse used by UFRGS’s undergraduates in physics teaching in socioscientific issues en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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