Implicações do conhecimento conectado para o ensino de física : uma análise do projeto gurias nas exatas
dc.contributor.advisor | Pereira, Alexsandro Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gedoz, Laís | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T02:38:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193535 | pt_BR |
dc.description.abstract | Segundo dados disponibilizados pelo CNPq o número de mulheres na graduação, mestrado e doutorado é maior do que o de homens. No entanto, a distribuição de mulheres em relação a área de atuação não é homogênea. No Brasil, em áreas como Engenharias e Ciências Exatas e da Terra o número de mulheres é duas vezes menor do que o de homens. Um dos fatores que pode influenciar as meninas a se afastarem dessas áreas é a maneira como são ensinados os conteúdos. Considerando-se que a maior parte das posições de destaque na ciência são ocupadas por homens, podemos supor que isso afete a estrutura da ciência escolar e favoreça o sucesso masculino. O presente trabalho tem como objetivo analisar o projeto Gurias nas Exatas para buscar entender como podemos modificar o ensino de Física de maneira que seja mais igualitário em termos de gênero. Para isso, foram analisadas as atividades desenvolvidas pelo projeto utilizando-se uma ferramenta analítica desenvolvida pelos autores do presente estudo. O projeto Gurias nas exatas tinha como objetivo atrair meninas para carreiras de ciência e tecnologia, promover a reflexão e conscientização sobre os estereótipos de gênero e papéis socialmente atribuídos a homens e mulheres e também conscientizar a gestão escolar sobre essas questões. Para realização desta pesquisa foi utilizado como aporte teórico a Teoria do Conhecimento Conectado. Essa teoria defende a tese de que a educação foi estruturada de maneira a favorecer o sucesso masculino. Devido a isso, as formas de conhecer utilizadas pelas mulheres não são valorizadas na educação As questões de pesquisa que guiam o presente estudo são: (i) quais foram as implicações das atividades do projeto Gurias nas Exatas nas atitudes das meninas em relação à ciência? (ii) De acordo com a Teoria do Conhecimento Conectado, o projeto Gurias nas Exatas pode contribuir para a promoção de um ensino mais igualitário em termos de gênero? (iii) Se sim, quais seriam estas contribuições para o Ensino de Física? Os resultados apontam que ocorreu uma mudança de atitudes das meninas em relação à Ciência como, por exemplo, aumento da autoconfiança para a realização de pesquisas investigativas e atividades relacionadas às áreas das Ciências Exatas. Além disso, a realização de atividades exclusivas para meninas foi essencial para o aumento da autoconfiança das alunas. A Teoria do Conhecimento Conectado se mostrou um bom suporte para identificar e entender as contribuições do projeto Gurias nas Exatas para a promoção de um Ensino de Física mais igualitário em termos de gênero No presente trabalho também apresentamos uma ferramenta analítica, desenvolvida pelos autores deste estudo, que pode ser utilizada por professores(as) e pesquisadores(as) para identificaram se um certa atividade está ou não contemplando as formas de conhecimento das mulheres. Concluímos que a perspectiva feminista utilizada nesse trabalho, Feminismo da diferença, pode ser uma perspectiva adequada para abordar questões de gênero no cenário educacional atual. | pt_BR |
dc.description.abstract | According to data provided by the CNPq the number of women is higher than men in the undergraduate, master and doctoral levels. However, the distribution of women according to area of performance is not homogeneous. In Brazil, the number of women in areas such as Engineering and Natural and Earth Sciences is twice as much as men's. One of the factors that can influence girls to move away from these areas may be the way that contents are taught within the classroom. Due to the fact that most of the prominent positions in science are occupied by men, we can assume that this affects the structure of school science, favoring male success. The present work has the aim to analyze the Gurias nas Exatas project to understand how we can modify the Physics Education to become more equal with respect to gender. For this, the activities developed by the project were analyzed using an analytical tool developed by the authors of the present study. The Gurias nas Exatas project aimed at attracting girls to careers in science and technology, promoting reflection and awareness about gender stereotypes and roles socially attributed to men and women, and also making school management aware of these issues. The Theory of Connected Knowledge was used as theoretical reference to accomplish this goal. This theory defends the thesis that education was structured in such a way as to favor male success Because of this, the ways of knowing used by women are not valued in education. The research questions guiding the present study are: (i) what were the implications of the Gurias nas Exatas project in girls' attitudes towards science? (ii) According to the theory of connected knoeledge, does the project Gurias nas Exatas contributed to the promotion of a more egalitarian teaching? (iii) What are the contributions for Physics Education? The results point out that there has been a change in girls' attitudes towards science such as, for example, an increase in self-confidence for conducting researches and activities related to the areas of Natural and Earth Sciences. In addition, exclusive activities for girls were essential to increase the self-confidence of the female students. The Connected Knowledge Theory has been a good support to identify and understand the contributions of the Gurias nas Exatas project to promote a more gender-equitable Physics Education. In this work we also develop and present an analytical tool that can be useful to indentify if an pedagogical activity is contemplating female ways of knowing or not. The feminist perspective used in this work, "Feminism of difference", may be an adequate perspective to address gender issues in the current educational frame. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gender issues | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na ciência | pt_BR |
dc.subject | Ways of knowledge | en |
dc.subject | Girls in science | en |
dc.title | Implicações do conhecimento conectado para o ensino de física : uma análise do projeto gurias nas exatas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pavani, Daniela Borges | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001089429 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2564)Ensino de Física (205)