Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoguercio, Sandra Diaspt_BR
dc.contributor.authorRocha, Dianapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T02:36:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193074pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende, em primeiro lugar, refletir sobre como a abordagem cultural pode favorecer a aprendizagem lexical em Francês Língua Estrangeira (FLE), componente das línguas de aquisição contínua e que constitui um dos desafios do ensino de línguas estrangeiras. Para isso, apoio-me em fundamentos da pedagogia das línguas, da psicolinguística e da lexicologia. Em segundo lugar, realizo uma análise de material didático da atualidade para verificar que subsídios fornece ao professor e ao aluno para a facilitação da aquisição lexical, o que passa pelo aprofundamento do conhecimento relacionado a marcas culturais. E, por último, apresento propostas de procedimentos complementares ao material didático que possam enriquecer o trabalho acerca das “palavras” por parte do professor. Não se trata de propor fórmulas, mas de, a partir de ilustrações e do percurso que fundamenta minhas propostas, levar a refletir sobre princípios da aprendizagem lexical e possibilidades de aplicação ao ensino de FLE.pt_BR
dc.description.abstractDans cette étude, nous nous proposons de réfléchir sur comment l’approche culturelle peut favoriser l’apprentissage lexical en français langue étrangère (FLE), le lexique étant un aspect langagier d’acquisition continue et posant des défis à l’enseignement de langues étrangères. Nous nous concentrerons dans une première partie sur des principes de la pédagogie des langues, de la psycholinguistique et de la lexicologie. Puis nous vérifierons dans une deuxième partie si un document didactique d’actualité offre des éléments de base qui profitent tant à l’enseignant qu’à l’apprenant, en facilitant l’acquisition lexicale de celui-ci à travers le rapprochement culturel. Nous présenterons enfin des propositions d’activités et de tâches qui puissent enrichir le document didactique analysé afin d’aider l’enseignant en ce qui concerne le travail sur les mots. Il ne s’agit pas de proposer des recettes, mais de faire réfléchir, à l’aide d’exemples et du parcours même que nous suivons, sur les principes d’apprentissage lexical et sur les possibilités de leur application à l’enseignement du FLE.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua francesa : Fonéticapt_BR
dc.subjectEnseignement de langue étrangèrefr
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (Francês)pt_BR
dc.subjectEnseignement-apprentissage de vocabulairefr
dc.subjectLíngua estrangeira : Ensinopt_BR
dc.subjectApproche culturellefr
dc.subjectFrançais langue étrangèrefr
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAbordagem cultural nas aulas de francês língua estrangeira : manifestações culturais como suporte para o ensino-aprendizagem de vocabuláriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090512pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples