Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuazzelli, Cesar Augusto Barcellospt_BR
dc.contributor.authorPrietsch, João Mauricio Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T02:36:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193064pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procurou apresentar a utilização das necrópoles como uma ferramenta de estudos para a disciplina de História, voltada para os alunos de Ensino Médio. O presente trabalho fez uma relação entre cemitério, patrimônio e educação. Para tal projeto, usamos como foco de pesquisa o Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, para explicar o que foi visto em sala de aula, pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Roque Gonzáles, cujo conteúdo estudado foi a chamada “Primeira República”, período este que, entre outros fatores, era caracterizado pela filosofia positivista, do pensador francês Augusto Comte, momento histórico em que o Brasil necessitava de Heróis nacionais e regionais para se firmar, segundo os Historiadores, como uma República. Aqui no Rio Grande do Sul, entre tantas lideranças: Destacamos: Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e Pinheiro Machado, entre outros. Nosso trabalho procurou retomar os estudos do período, já mencionado, relacionando o que é visto em sala de aula (contexto histórico), com as pessoas que estão enterradas no cemitério. Além disso, buscou enfatizar a importância da necrópole em ser um “museu à céu aberto”. Trabalhando a questão da Memória e Patrimônio Histórico.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo trató de presentar la utilización de las necrópolis como una herramienta de estudios para la disciplina de Historia, dirigida a los alumnos de Enseñanza Media. El presente trabajo hizo una relación entre el cementerio, el patrimonio y la educación. Para tal proyecto, usamos como foco de investigación el Cementerio de la Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre, para explicar lo que fue visto en el aula, por los alumnos del 3º año de la Enseñanza Media de la Escuela Estatal Roque González, cuyo contenido estudiado fue que se ha convertido en una de las más antiguas de la historia de la humanidad. Aquí en Rio Grande do Sul, entre tantos líderes: Destacamos: Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros y Pinheiro Machado, entre otros. Nuestro trabajo buscó retomar los estudios del período, ya mencionado, relacionando lo que se ve en el aula (contexto histórico), con las personas que están enterradas en el cementerio. Además, buscó enfatizar la importancia de la necrópolis en ser un "museo a cielo abierto". Trabajando la cuestión de la Memoria y Patrimonio Histórico.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnseñanza de Historiaes
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLa memoriaes
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectCemiteriospt_BR
dc.subjectEquidades
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCementerioes
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.title"Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos" : fazendo do cemitério uma ferramenta de estudos para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090932pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples