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dc.contributor.advisorSilva, Alena Ciulla ept_BR
dc.contributor.authorPazinatto, Fernanda Baissvengerpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190098pt_BR
dc.description.abstractA partir de um enfoque textual-discursivo, este trabalho se trata de uma análise qualitativa que busca descrever como o referente “esquizofrenia” é construído, através do uso de expressões anafóricas, em textos de divulgação científica para leigos na área de saúde mental. Investigou-se como a referenciação de “esquizofrenia” é construída nos textos de divulgação científica, levando-se em conta a pertinência que esse termo tem tanto para a comunidade em geral quanto para familiares e pacientes que buscam informações sobre o transtorno, com a finalidade de entender os sintomas e as formas de lidar com a doença. Para realização da análise, foram considerados os tipos de conhecimento acionados na construção do sentido, propostos por Koch (1997) e as sequências textuais que compõem um texto, propostas por Adam (1992; 2011). Os passos metodológicos utilizados no trabalho incluem a seleção de 10 textos que compõem o corpus de estudo, a partir da pesquisa pela palavra “esquizofrenia” no buscador Google. Em seguida, o próximo passo foi analisar a maneira como é realizada a progressão textual do objeto “esquizofrenia” sob o viés da referenciação, proposta por Cavalcante (2012). As conclusões obtidas apontam para o fato de que não é possível confirmar a predominância de somente uma expressão para se referir à doença, mas que as redes anafóricas, através de diversas expressões recategorizadoras, conforme Ciulla (2014), revelam que existem diversas maneiras de construir a referenciação de “esquizofrenia”, de acordo com os conhecimentos de cada autor.pt_BR
dc.description.abstractFrom a textual-discursive approach, this monograph proposes to develop a qualitative analysis that seeks to describe how the referent “schizophrenia” is constructed, using anaphoric expressions, in scientific divulgation texts for lay people in mental health area. It was investigated how the reference of “schizophrenia” was built, considering the pertinence that this term has both for the community in general and for family members and patients seeking information about the disorder, in order to understand the symptoms and manners of dealing with the disease. For the purpose of this work, it was considered the types of knowledge used in the construction of meaning, proposed by Koch (1997), and the textual sequences that composes a text, presented by Adam (1992; 2011). The methodological steps taken in this work include the compilation of 10 texts that compose the corpus of this study, selected from the search of the word “schizophrenia” in the Google search engine. Afterwards, the next step was the analysis of the textual progression of the object “schizophrenia”, under the referencing bias, proposed by Cavalcante (2012). The conclusions obtained point out that it is not possible to confirm the predominance of only one expression to refer to the disease, but that the anaphoric networks, through several recategorizing expressions, according to Ciulla (2014), reveal that there are plenty ways of building the reference “schizophrenia”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.subjectScientific divulgation textsen
dc.subjectComplexidade textualpt_BR
dc.subjectReferential networken
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectAnaphoric expressionsen
dc.subjectReferencingen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEsquizofreniapt_BR
dc.subjectSchizophreniaen
dc.subjectExpressões anafóricaspt_BR
dc.titleTextos de divulgação para leigos na área de saúde mental : uma análise da construção do referente esquizofreniapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090478pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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