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dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Afonsopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:13:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190037pt_BR
dc.description.abstractDo sucesso estrondoso do hit "Anna Júlia", canção presente no homônimo disco de estreia, Los Hermanos (1999), Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante e companhia partiram – sem escalas - para um segundo disco conceitual e ousado: Bloco do Eu Sozinho (2001). Essa passagem representou uma transformação no mercado fonográfico brasileiro, pois, ao ter o disco renegado pela gravadora Abril Music, sob a justificativa de ausência de canções com potencial radiofônico, a banda carioca teve de reinventar sua relação com o público e com a mídia, dando os primeiros passos na direção de um mercado independente brasileiro. Do ponto de vista estético, o disco representa a retomada da linha evolutiva proposta por Caetano Veloso (CAMPOS, 1974, p.63), ao dialogar com a tradição do samba-canção, promover - ao mesmo tempo - os gestos de triagem bossanovista e mistura tropicalista (TATIT, 2004) e ainda propor uma modernização do modelo cancional, através de um tipo de canção "impressionista" ou "expansiva", caracterizada pelo deslocamento da dicção do centro do modelo, no que chamei de "nó do novo século". Por sua coragem artística e seu lugar de destaque na virada do século, Los Hermanos representa não só o projeto de um novo século da canção. Representa os valores, os anseios e os modos de dizer de uma geração.pt_BR
dc.description.abstractFollowing the resounding success of “Anna Júlia”, hit song included in Los Hermanos’ namesake debut album (1999), Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante and band went straight to a bold, conceptual second album: Bloco do Eu Sozinho (2001). This transition represented a modification in Brazil’s phonographic market, since having the record denied by record label Abril Music, under the claim that the album had no songs with radio-appeal, the Rio de Janeiro-based band had to reinvent its relationship to both audience and media, giving the first steps towards a brazilian independent market. From an aesthetic point of view, the record represents the revival of the evolutionary line proposed by Caetano Veloso (CAMPOS, 1974, p.63), engaging with the traditions of samba-canção, promoting, simultaneously, Bossa Nova’s gesture of selection and the tropicalist’s blending gesture (TATIT, 2004) while offering a modernization of the model for popular song, through a “impressionist” or “expansive” kind of song, characterized by a shift or displacement of “diction” from the center of the model, a process I call “new century’s node”. Because of its artistic boldness and privileged place in the turn of the century, Los Hermanos represents not only the project of a new century for popular music, but the values, desires and the modes of expression of a generation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLos Hermanos (Conjunto musical)pt_BR
dc.subjectIndependent musicen
dc.subjectMúsica e linguagempt_BR
dc.subjectBrazilian rocken
dc.subjectCanção popularpt_BR
dc.subjectPopular musicen
dc.subjectRockpt_BR
dc.titleLos Hermanos e o novo século da cançãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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