Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal
dc.contributor.advisor | Araujo, Lisiane Bizarro | pt_BR |
dc.contributor.author | Jaboinski, Juliana Raquel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-03T04:01:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187571 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho objetivou avaliar déficits cognitivos (e.g., atenção, impulsividade, motivação e comportamento compulsivo) em animais submetidos ao procedimento de hipóxia-isquemia no sétimo dia pós-natal. A partir do sexagésimo dia pós-natal foi iniciado o treinamento na tarefa de tempo de reação serial de cinco escolhas (5CSRTT). Os resultados encontrados apontam que os animais que passaram pelo procedimento de HI apresentaram déficit de aprendizagem, interpretado pelo significativo aumento no número de sessões de treino para avançar nos estágios da tarefa. Dificuldades atencionais também foram verificadas pelo índice de acurácia significativamente menor do grupo experimental. A dificuldade atencional foi acompanhada por impulsividade observada pelo aumento de respostas prematuras do grupo HI, bem como aumento da latência de respostas corretas e de recompensa. Conclui-se que os animais HI possuem déficit de aprendizagem, prejuízo atencional e impulsividade. O modelo de HI é uma ferramenta útil para estudar o impacto de processos hipóxico-isquêmicos em neonatos em longo prazo, bem como auxiliar no entendimento de outras patologias que apresentam sintomatologia similar. | pt |
dc.description.abstract | This work aimed to evaluate cognitive déficits (e.g. attention, impulsivity, motivation and compulsive behavior) in rats submitted to the hypoxic-ischemia (HI) procedure on the seventh postnatal day. Training in the 5 choice serial reaction time task (5CRSTT) started on the sixtieth postanatal day. The results suggest that the animals that went through the HI procedure showed impaired learning, interpreted through the signifficant increase in the number of training sessions necessary to progress through the stages of the task. Attentional déficits were also observed throufh the signifficantly inferior accuracy index shown by the experimental group. This attentional impairment was accompanied by high impulsivity observed through the increase in premature responses by the HI group, as well as by the increase in the late latency of correct responses and latency of reward. So, we conclude that the experimental group presented impaired learning, attention and impulsivity. Therefore the HI model is a useful tool in the study of the long term impact of neonatal hypoxic-ischemia events, as well as in the understanding of other pathologies that show similar sintomatology. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção | pt_BR |
dc.subject | attentional deficit | en |
dc.subject | Impulsividade | pt_BR |
dc.subject | 5CSRTT | en |
dc.subject | Neonatal hypoxi-ischemia | en |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Impulsivity | en |
dc.subject | Ratos | pt_BR |
dc.subject | Psicologia experimental | pt_BR |
dc.title | Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001083385 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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